Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Villa Brisa em Melides

Villa Brisa em Melides

Villa Brisa em Melides com assinatura do Contacto Atlântico

7 de agosto de 2025

A Villa Brisa, uma moradia unifamiliar tipologia t4 na Herdade da Costa Terra Golf & Ocean Club, na freguesia de Melides, nasce de um projecto do atelier Contacto Atlântico.

Elementos característicos da típica arquitectura alentejana aliam-se a técnicas de construção que trazem esta habitação para o século XXI sem, no entanto, desvirtuá-la do local onde se insere. Tons, materiais e um design em permanente diálogo com o cenário em redor definem o ADN de uma moradia de alma alentejana.


Villa Brisa em Melides

Segundo a equipa do atelier, a moradia é composta por três pisos, um acima da cota de soleira e dois abaixo (um semienterrado e o outro totalmente enterrado), o edifício divide-se ainda em dois volumes principais, ambos com cobertura em terraço, que definem os diferentes usos e áreas da habitação: a poente dá-se guarida às zonas privativas e a nascente às áreas sociais.

A estrutura concebida faz uso de linhas depuradas que permitem uma maior integração da mesma na paisagem circundante, e os muros que a contornam são desenhados para terem um impacto reduzido ao máximo.

"A modernidade presente na Villa Brisa é uma característica que se interliga em constância com a inspiração primordial: a traça alentejana, presente tanto dentro como fora de portas. Da oliveira estrategicamente situada no exterior, concedendo privacidade à entrada da habitação, às pérgulas e elementos de sombra, verticais e horizontais, que procuram ser uma aproximação à arquitetura local. Também a piscina e o jacuzzi procuram interpretar o arquétipo estabelecido pelos tanques alentejanos.


Villa Brisa em Melides

Os detalhes não se esgotam aqui. As fachadas e as coberturas em terraço do edifício são revestidas a seixo rolado, de cor clara, em tons idênticos aos areais mais próximos. Também a chaminé resgata a traça tradicional alentejana, e o pátio exterior convida a beber o ambiente vizinho, algo igualmente possível no interior acolhedor, onde grandes panos de vidro fundem ambientes e trazem a natureza para dentro de casa.

No interior, o design adota uma elegância discreta, com linhas minimalistas, texturas naturais, mobiliário de design personalizado e uma paleta de tons neutros e terrosos. Cada espaço procura fundir equilíbrio com conforto, sofisticação e funcionalidade – das áreas sociais às suites, passando pelos espaços de lazer como a garrafeira, o cinema e o ginásio", escreve o Contacto Atlântico.


Villa Brisa em Melides

O projecto paisagístico complementa a visão através de um jardim de baixa manutenção que respeita e reflete os ecossistemas naturais envolventes. Caminhos de areia e de madeira e outros materiais naturais surgem combinados com um sistema de rega eficiente, promovendo múltiplas camadas de sustentabilidade entre a arquitetura e a natureza.

A habitação adopta uma linguagem caracterizada pela simbiose entre a arquitetura vernacular alentejana e aquela mais contemporânea, um reflexo da passagem do tempo e da história pelo espaço que se adapta às vivências e ambientes dos tempos modernos”, assegura André Caiado, arquiteto e CEO da Contacto Atlântico.

Ainda em desenvolvimento, o lote da Villa Brisa é ladeado por uma área verde privada, sendo que a sul encontra-se o campo de golfe da herdade. A área bruta de construção é de 475,321 m², sendo que a de implantação corresponde a 267,593 m².