Primeiras branded residences da Viceroy Hotels & Resorts na Europa ficam no Algarve
As ‘Viceroy Residences at Ombria Resort’, inseridas no empreendimento imobiliário de luxo Ombria Resort, localizado no Algarve, são as primeiras branded residences geridas pelo grupo americano Viceroy Hotels & Resorts na Europa.
O conceito de branded residences surgiu nos EUA nos anos 1920, começou a expandir-se para outros países a partir da viragem para o século XXI e a nível mundial cresceu 170% nos últimos 10 anos. Em Portugal o investimento em branded residences já representa 600 milhões de euros.
Considerado por muitos como o mais elevado segmento de imóveis de luxo, o que diferencia as branded residences em relação aos imóveis residenciais convencionais é o facto de serem sempre residências que fazem parte ou estão integradas num hotel de luxo de uma marca de renome, dando aos seus proprietários acesso privilegiado aos serviços e instalações desse hotel. Além disso, a arquitectura e o design de interiores, incluindo as mobílias e equipamentos, são sempre feitos de acordo com os standards da marca do hotel onde se inserem.
O Ombria Resort, do promotor imobiliário finlandês Pontos Group, em parceria com a cadeia hoteleira norte-americana Viceroy Hotels & Resorts, apresenta, pela primeira vez na Europa, o projeto “Viceroy Residences at Ombria Resort”. Trata-se de um conceito exclusivo de branded residences (residências geridas por uma marca hoteleira de luxo), uma forte tendência a nível mundial e que, em Portugal, começa a ganhar dimensão.
Inserido no coração dos 153 hectares do Ombria Resort, o projeto ‘Viceroy Residences at Ombria Resort’ contempla 65 apartamentos exclusivos totalmente equipados e mobilados, de tipologias T1 e T2, integrados num hotel de cinco estrelas com gestão assegurada pela cadeia norte-americana Viceroy Hotels & Resorts. Para além dos apartamentos, o hotel ‘Viceroy at Ombria Resort’, inclui ainda 76 quartos e suites de luxo, 6 restaurantes, piscinas, Spa, ginásio, kids club, biblioteca, loja gourmet, Golf Clubhouse, centro de conferências, serviços de concierge, limpeza, room service, manutenção, entre outros.
O hotel ‘Viceroy at Ombria Resort’ abrirá em meados do próximo ano e as Viceroy Residences estão quase 50% vendidas. Devido à crescente procura, os preços já aumentaram várias vezes desde o início da comercialização há cerca de um ano e meio. Atualmente, para um T1 com uma área total de 120 m2, o preço proposto é a partir de €525.000, enquanto os T2 de 170 m2 de área total têm preços a partir de €740.000. Alguns apartamentos têm jardins e piscinas privadas ou jacuzzi e todos têm grandes terraços e vista para o campo de golfe de 18 buracos do Ombria Resort, que já está construído. “Os proprietários podem utilizar o seu apartamento até 70 dias por ano. Sempre que não estiver ocupado pelo seu proprietário, o apartamento estará disponível para ser alugado a hóspedes do hotel. Os alugueres e a manutenção dos apartamentos estarão a cargo da Viceroy Hotels & Resorts”, explica João Richard Costa, director comercial e de marketing do Ombria Resort. O responsável adianta que os proprietários receberão um retorno mínimo garantido líquido de 5% ao ano nos primeiros cinco anos.
João Richard Costa destaca ainda que “nas ‘Viceroy Residences at Ombria Resort’ os proprietários têm acesso privilegiado a todos os serviços e instalações do hotel e beneficiam de várias vantagens e descontos no golfe e no hotel ‘Viceroy at Ombria Resort’, bem como em todos os outros hotéis da marca Viceroy (actualmente 14 hotéis de luxo localizados em vários países, nomeadamente nos EUA, Caraíbas, América Central e Europa). A gestão da Viceroy Hotels & Resorts, enquanto marca hoteleira de luxo, assegura que o proprietário irá receber um elevado retorno do seu investimento através do rendimento de exploração turística”.