Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Turismo
Portugal eleito “Green Destination” na Feira de Turismo de Berlim

 

Portugal eleito “Green Destination” na Feira de Turismo de Berlim

7 de abril de 2019

Portugal foi distinguido com o ITB Earth Award, durante a ITB Berlim, considerada a maior feira de turismo do mundo e que decorre na capital alemã até Domingo, dia 10 de Março. A distinção com enorme importância comercial para o nosso país, premeia o sucesso da estratégia turística de Portugal e o seu exemplo de liderança global no combate às alterações climáticas e à degradação ambiental.

o ITB Earth Award é atribuído pela ITB Berlim e pela Green Destinations, fundação sem fins lucrativos que visa o turismo sustentável.

Realizada todos os anos em Março, a ITB Berlim é considerada a maior feira do mundo dedicada à indústria de turismo e é organizada pela Messe Berlin GmbH. Os números assim o traduzem: cerca de 10 mil expositores representando mais de 180 países de todos os continentes. Uma área de exposção que se estende por 160 mil metros quadrados e que é visitado ao logo dos cinco dias do certame por mais de 160 mil vistantantes, dos quais 110 mil são profissionais do sector.

Recorde-se que a Estratégia Turismo 2027, elaborada pelo Governodefine pela primeira vez define metas específicas em cada um dos três pilares do desenvolvimento sustentável: económico, social e ambiental.

Portugal – no plano económico - pretende atingir 80 milhões de dormidas até 2027, aumentando a procura turística por todo o país e duplicando as receitas do turismo. Em termos sociais, os objectivos passam por ampliar a actividade turística ao lonogo de todo o ano, reduzindo a sazonalidade para 33,5%. Já no plano ambiental, as metas são garantir que, até 2027, 9 em cada 10 empresas do país adoptam medidas eficientes de gestão de energia, água e resíduos.

“Este prémio – declarou a Secretária de Estado do Turismo, Ana Mendes Godinho após a sua atribuição - reconhece a importância da Estratégia Turismo 2027 que aprovámos em 2017, e que se norteia por metas de sustentabilidade ambiental, social e económica, bem como dos programas que implementámos para que o Turismo seja uma actividade com um impacto cada vez positivo nos territórios e nos residentes. Temos como ambição afirmar Portugal como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo e este prémio é mais uma peça nesse caminho. Ainda temos muito trabalho pela frente e este prémio dá-nos ainda mais força para continuar”.