CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

Jorge Oliveira aos comandos do chic&basic Gravity

5 de agosto de 2021

Jorge Oliveira é o primeiro General Manager do grupo hoteleiro espanhol chic&basic, que acabou de inaugurar o primeiro 4 estrelas na cidade do Porto. O grupo prevê ainda abrir mais duas unidades, uma em Lisboa e outra na Comporta no final próximo ano.

Jorge Oliveira está aos comandos do chic&basic em Portugal, depois de ter abraçado desafios como o de Cluster General Manager, no Burel Panorama Hotels, função idêntica desempenhada no Grupo Carris Hoteles com lançamento da marca Bluesock. No seu percurso profissional, destaque ainda para uma sólida experiência na área comercial no InterContinental Porto Palácio das Cardosas. A abertura de uma unidade em plena pandemia foi e, está a ser, um enorme desafio, mas Jorge Oliveira acredita que o futuro é promissor e que o chic&basic Gravity será o primeiro de muitos sucessos da marca espanhola em Portugal.

Qual o maior desafio ao abraçar este projeto?

A abertura de um hotel feito do zero por si só é um grande desafio, imagine uma abertura em pleno Covid-19, o primeiro Hotel do grupo fora de Espanha, as limitações de viagens agravadas pela não paralisação da construção civil, a incerteza dos mercados, os fechos de fronteiras, o confinamento obrigatório, entre muitos outros factores. Foi um desafio único. Tivemos mais de 1 ano com muitas limitações de visita e acompanhamento da obra o que dificultou todos os processos da construção. Todas as projeções iniciais tiveram de ser revistas vezes sem conta e continuamos todos a perguntar quando é que isto vai parar ou pelo menos recuperar um pouco. Acima de tudo tivemos que nos preparar para conseguir superar tod os os desafios financeiros exigidos, e focarmo-nos na sustentabilidade, inovação, segurança e qualidade dos serviços que queremos dar aos nossos clientes nesta fase tão especial.

Que planos tem traçado para o hotel?

O chic&basic Gravity é um Hotel muito especial, tal como todos os Hotéis da marca, no entanto no Gravity os clientes podem encontrar um espaço com muita personalidade e onde o conceito de gravidade está presente no seu DNA. Abrimos as portas no dia 1 Julho com o objectivo inicial de dar a conhecer a 1º unidade em Portugal e sem dúvida a internacionaliza ção do grupo chic&basic. Acreditamos que a situação pandémica irá diminuir e tornar-se com o tempo um "novo normal". A localização do Hotel e o produto oferecido permite -nos encarar o futuro com muita esperança e temos a certeza de que o Projeto será um sucesso.

Como vê a reação do setor à crise pandémica?

Sem dúvida que o sector do Turismo é o mais afectado e onde as quebras de facturação dificilmente se recuperarão nos próximos anos. Estamos a atravessar um período sem igual, onde a incerteza é diária e os mercados cada vez mais voláteis. Contudo, acredito que o sector, está preparado para continuar a enfrentar todos os desafios que possam surgir pelo caminho e dar aos seus clientes toda a segurança e tranquilidade necessária neste momento.

Como encara o futuro do sector e, consequentemente, do hotel?

Não prevemos anos fáceis e para retornar ao panorama de 2019 será ainda mais complicado e levará alguns anos, no entanto este tempo foi aproveitado para repensar estratégias, formar equipas e de uma forma geral inovar