InterContinental Lisbon é a única unidade hoteleira com o selo 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva'
O hotel conquistou o selo 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva', uma iniciativa do IEFP- Instituto de Emprego e Formação Profissional que tem como objectivo reconhecer as acções desenvolvidas pelas empresas, relativamente às pessoas com deficiência e incapacidade.
Responsabilidade social e inclusão são duas premissas que fazem parte dos valores do InterContinental Lisbon e do próprio grupo IHG – InterContinental Hotels Group. A unidade hoteleira faz questão de ter esses conceitos sempre presentes no dia-a-dia de toda equipa e nas acções que promove. É, por isso, que foi uma das 37 Entidades, em 133 candidaturas, que conquistou o selo 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva' pelo IEFP, na edição de 2021.
"Esta distinção tem por base medidas, formações e acções que têm vindo a ser implementadas e desenvolvidas pelo hotel, junto da sociedade e dos nossos colaboradores. Em parceria com a CERCI Lisboa – Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos Inadaptados e com a Associação para o Estudo e Integração Psicossocial, recrutamos pessoas com deficiência e incapacidade para integração de estágios curriculares e profissionais. Dos 179 colaboradores do hotel, seis possuem algum tipo de incapacidade, dos quais cinco estão com contratos de mais de 24 meses. O nosso objectivo é continuar a dar vida aos nossos projectos de inclusão e continuar a implementar um mercado de trabalho inclusivo", refere Vítor Silva, Director de Recursos Humanos do InterContinental Lisbon.
Neste sentido, hotel dispõe de todas as condições de trabalho e equipamentos necessários para a realização dos respectivos cargos e "Champions" à medida de cada um dos programas. Além disso, aposta em projectos na comunidade que visam o desenvolvimento de qualificações e inclusão activa de pessoas com deficiência, tendo estado associado à Quinta Essência, à Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental, à Associação das Aldeias de Crianças SOS de Portugal e à ReFood – Núcleo de São Sebastião da Pedreira, através de donativos, angariações de fundos e doações e produção de refeições solidárias.
"Estamos em linha com os objectivos da IHG a nível mundial, uma vez que queremos ser empregadores inclusivos e é um enorme orgulho estar à frente de um hotel tão único como este. Espero que a nossa hospitalidade e as nossas iniciativas sejam um exemplo a seguir e que toda a indústria aposte mais em projectos como este, que são tão importantes para o nosso país", afirma Maarten P. Drenth, Area General Manager Portugal.
A unidade hoteleira torna-se, assim, o primeiro e único hotel com o selo 'Marca Entidade Empregadora Inclusiva', conquistado com base na promoção da igualdade e diversidade no local de trabalho. Esta distinção será entregue numa cerimónia pública ainda com data a anunciar pelo IEFP.