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Ana - Aeroportos

Transporte de passageiros mantém tendência de crescimento no 1º trimestre

6 de junho de 2023

No 1º trimestre, os aeroportos nacionais movimentaram 12,9 milhões de passageiros, correspondendo a um crescimento de 54,3% face ao mesmo período de 2022, superando os valores anteriores à pandemia (+15,1% face ao 1ºT 2019), avança hoje o INE.

Segundo o Instituto Nacional de Estatística - INE, no mesmo trimestre, foram transportados 44,3 milhões de passageiros por comboio e 64,6 milhões por metropolitano (+18,0% e +39,7%, pela mesma ordem, face ao 1ºT 2022). Comparando com o 1ºT 2019, registaram-se acréscimos de 19,3% e 3,7%, respetivamente.

No 1º trimestre de 2023, o transporte de passageiros por via fluvial aumentou 32,4% relativamente ao 1ºT 2022, atingindo 4,8 milhões de passageiros e diminuindo 1,6% face ao 1ºT 2019.

Movimento de mercadorias nos portos decresceu

Relativamente ao transporte de mercadorias, registaram-se decréscimos por via aérea (-0,2%), marítima (-4,5%) e rodoviária (-7,3%), tendo-se apenas verificado um ligeiro aumento na ferrovia (+0,7%). Face ao 1ºT 2019, apenas o transporte de mercadorias por via aérea aumentou (+11,8%), tendo os restantes modos apresentado diminuições (-8,7%, -12,3% e -3,1%, pela mesma ordem).

Nos três primeiros meses do ano, entraram nos portos nacionais 3 002 embarcações de comércio, correspondendo a um aumento de 0,8% face ao 1º trimestre de 2022 (+0,8% no 4ºT 2022) e uma redução de 7,3% relativamente ao 1ºT 2019. A dimensão das embarcações cresceu 11,0%, após o aumento de 11,8% verificado no trimestre anterior, atingindo 59,6 milhões de GT. Foram movimentadas 20,1 milhões de toneladas de mercadorias, correspondendo a uma redução de 4,5%, após o decréscimo de 3,6% registado no 4ºT 2022 (-8,7% relativamente ao 1ºT 2019).

No porto de Sines movimentaram-se 9,2 milhões de toneladas de mercadorias no 1ºT 2023, correspondendo a um decréscimo de 12,0% face ao mesmo período de 2022 (-10,5% no 4ºT 2022). Comparando com o 1ºT 2019, observou-se um decréscimo de 14,5%. 

O porto de Leixões diminuiu 3,3% nas mercadorias movimentadas, após a redução de 9,4% apresentada no trimestre anterior (-26,4% face ao 1ºT 2019). O movimento no porto de Lisboa decresceu 1,0%, após o aumento de 19,8% no 4ºT 2022 (+18,7% comparativamente ao 1ºT 2019). 

No porto de Setúbal, verificou-se um acréscimo de 11,3% nas mercadorias movimentadas, após +1,9% no 4ºT 2022 (-11,2% face ao 1ºT 2019). 

O porto de Aveiro aumentou 17,6%, após a redução de 7,6% verificada no trimestre anterior (+24,1% face ao 1ºT 2019). 

O movimento no porto da Figueira da Foz aumentou 9,9% relativamente ao 1ºT 2022 (+17,9% no 4ºT 2022; +23,9% face ao 1ºT 2019).

Foram carregadas 7,5 milhões de toneladas de mercadorias, correspondendo a uma redução de 5,4% (-2,7% no 4ºT 2022). Verificaram-se decréscimos nos portos de Sines (-10,6%), Leixões (-7,1%), Setúbal (-1,1%) e Figueira da Foz (-0,8%), enquanto os portos de Lisboa e Aveiro cresceram 1,5% e 23,7%, respetivamente, face ao 1ºT 2022. 

Comparativamente com o 1ºT 2019, verificou-se uma redução total de 10,8%, tendo-se registado aumentos nos portos de Aveiro (+1,7%) e Figueira da Foz (+12,6%) e reduções nos restantes portos (Sines, -2,9%; Leixões, -40,6%; Lisboa, -7,9% e Setúbal -11,7%). As mercadorias descarregadas diminuíram 3,9%, atingindo 12,6 milhões de toneladas, tendo-se verificado reduções nos portos de Sines (-12,9%), Leixões (-1,5%) e Lisboa (-2,1%), enquanto Setúbal, Aveiro e Figueira da Foz, aumentaram face ao 1ºT 2022 (+26,1%, +15,8% e +36,7%, respetivamente). 

Relativamente ao 1ºT 2019, as mercadorias descarregadas diminuíram 7,4%. Os portos de Sines, Leixões e Setúbal diminuíram 21,1%, 17,1% e 10,7%, respetivamente, enquanto os portos de Lisboa, Aveiro e Figueira da Foz registaram aumentos (+36,6%, +33,4%, +51,5%, respetivamente). Em tráfego internacional, movimentaram-se 16,8 milhões de toneladas de mercadorias (-5,9%; -5,8% no 4ºT 2022), correspondendo a 83,4% do total. O tráfego nacional alcançou 3,3 milhões de toneladas, crescendo 3,4% (+9,3% no 4ºT 2022). Relativamente ao 1ºT 2019, o tráfego internacional decresceu 11,3% e o tráfego nacional aumentou 7,5%.

Transporte de passageiros por vias navegáveis ainda não atingiu os níveis pré-pandemia 

No 1º trimestre de 2023, o transporte de passageiros por via fluvial registou um aumento de 32,4% relativamente ao 1ºT 2022 (+20,1% no 4ºT 2022), atingindo 4,8 milhões de passageiros, verificando-se uma redução de 1,6% em relação ao 1ºT 2019. 

O transporte de passageiros no rio Tejo aumentou 32,8% (+20,9% no 4ºT 2022), tendo movimentado 4,6 milhões de passageiros (-2,8% face ao 1ºT 2019).

Transporte aéreo de passageiros no 1º trimestre supera valores anteriores à pandemia  

No 1º trimestre de 2023, aterraram nos aeroportos nacionais cerca de 49 mil aeronaves em voos comerciais (+28,2% face ao trimestre homólogo de 2022) e registou-se o movimento de 12,9 milhões de passageiros (embarques, desembarques e trânsitos diretos), representando um crescimento de 54,3%. 

O movimento de carga e correio ascendeu a 52,8 mil toneladas (-0,2%). Comparando com o 1ºT 2019, registaram-se crescimentos de 7,1% nas aeronaves aterradas, 15,1% nos passageiros movimentados e 11,8% no movimento de carga e correio.

No 1º trimestre de 2023, o aeroporto de Lisboa concentrou 55,3% do movimento total de passageiros (7,1 milhões), registando um aumento de 57,6% (+13,9% face ao 1º T 2019). O aeroporto do Porto registou o segundo maior volume de passageiros movimentados do país (22,7%; +49,8% face ao 1ºT 2022), atingindo 2,9 milhões, superando em 12,1% o valor atingido no 1ºT 2019. No aeroporto de Faro, registou-se o movimento de 1,1 milhões de passageiros (8,6% do total; +45,7% face ao 1ºT 2022), correspondendo a um acréscimo de 9,5% comparando com o 1ºT 2019. O volume de passageiros movimentados no aeroporto da Madeira correspondeu a cerca de 1 milhão de passageiros (+68,8% face ao 1ºT 2022) e superou em 43,5% o valor atingido no 1ºT 2019. O movimento de passageiros no aeroporto de Ponta Delgada aumentou 45,6% face ao 1ºT 2022, tendo crescido 18,6% face ao 1ºT 2019.

No 1º trimestre de 2023, o tráfego aéreo internacional movimentou 10,4 milhões de passageiros, tendo concentrado 80,7% do tráfego total. O peso do movimento internacional ascendeu a 91,3% em Faro, 88,3% em Lisboa e 84,7% no Porto. O número de aeronaves aterradas e o número de passageiros desembarcados diariamente no 1º trimestre de 2023, mantiveram-se acima dos níveis anteriores à pandemia.

Transporte ferroviário de passageiros e de mercadorias com melhorias face ao 1ºT 2022 

No 1º trimestre de 2023, viajaram por comboio 44,3 milhões de passageiros, mais 18,0% que no 1ºT 2022. Desses passageiros, 40,8 milhões circularam em transporte suburbano (+19,3% que no 1ºT 2022), 3,5 milhões em tráfego interurbano (+4,4%) e 23 mil em transporte internacional (+30,8%). Comparando com o 1ºT 2019, verificou-se um aumento de 19,3% no transporte de passageiros por comboio, devido exclusivamente ao crescimento observado no tráfego suburbano (+22,3%). Em oposição, os tráfegos interurbano e internacional apresentaram decréscimos de 6,9% e 45,4%, respectivamente.

No 1º trimestre de 2023, o movimento de mercadorias por ferrovia fixou-se em 2,4 milhões de toneladas, o equivalente a +0,7% face ao 1ºT 2022 (-3,1% no trimestre anterior) e a -3,1% face a idêntico período de 2019. A melhoria global resultou unicamente do desempenho positivo observado no transporte internacional, com aumentos de 3,5% face ao 1ºT 2022 (+3,4% no 4ºT 2022) e de 14,8% face ao 1ºT 2019, num total de 696 mil toneladas de mercadorias transportadas. O transporte de mercadorias em tráfego nacional (1,7 milhões de toneladas) manteve o decréscimo iniciado em 2022 (-0,5% face ao 1ºT 2022; -5,5% no 4ºT 2022) evidenciando, ainda, uma diminuição de 9,0% comparando com o 1ºT 2019. Em volume (tkm), movimentaram-se 693,6 milhões de tkm de mercadorias, +1,0% face ao 1ºT 2022 e -2,7% face ao 1ºT 2019.

Procura nos metropolitanos acima dos níveis pré-pandemia, mas ainda com diminuição no Metro de Lisboa 

No 1º trimestre de 2023, circularam em metropolitano 64,6 milhões de passageiros, 39,7% acima do registo do 1ºT 2022 (+27,6% no trimestre anterior) e, pela primeira vez desde 2020, acima do trimestre homólogo de 2019 (+3,7%). O Metro de Lisboa transportou 41,5 milhões de utentes no 1ºT 2023, ou seja, +44,5% de passageiros (-3,4% face ao 1ºT 2019). 

Já o Metro do Porto movimentou 18,7 milhões de passageiros, +36,1% face ao 1ºT 2022 e +17,2% face ao 1ºT 2019. Pelo Metro Sul do Tejo circularam 4,3 milhões de passageiros, com um aumento de procura de 15,6% (+31,7% em relação ao 1ºT 2019). A taxa de utilização da globalidade dos metropolitanos no 1º trimestre de 2023 foi 21,5%, a mais alta desde o 1ºT 2020, tendo o Metro do Porto registado a taxa mais elevada (22,3%). A oferta de lugares-km aumentou 3,3% face ao mesmo período de 2022 (+8,7% face ao 1ºT 2019), com contributo positivo por parte de todos os sistemas de metropolitano.

Transporte rodoviário de mercadorias diminuiu 7,3% 

O transporte rodoviário de mercadorias diminuiu 7,3% no 1ºT 2023, para 35,0 milhões de toneladas (-12,3% face a 2019). Ambas as tipologias de transporte, nacional e internacional, registaram reduções neste trimestre (-7,2% e -7,9%, respetivamente). O transporte nacional representou 83,0% do total, com 29,0 milhões de toneladas. Face ao 1ºT 2019, as diminuições foram -13,6% e -5,5%, respetivamente. Em volume, medido em toneladas-km (tkm), a diminuição foi menos acentuada (-5,5%) e foram movimentadas 8,5 mil milhões de tkm (-1,0% face ao 1ºT 2019). O transporte nacional registou um ligeiro aumento (+0,9%) enquanto o transporte internacional diminuiu (-7,7%). Face ao 1ºT 2019, as variações foram inversas, -13,7% no transporte nacional e +4,8% no transporte internacional.

No transporte nacional e por grupos de mercadorias (NST 2007), a maior diminuição verificou-se no grupo “Madeira e cortiça …” (06) com -1,9 p.p. de quota (5,2% no total) e o maior aumento ocorreu nos “Metais de base …” (09) com +2,1 p.p. (5,4%). O grupo “Produtos não energéticos das indústrias extrativas …” (03) manteve-se como o mais representado, com 27,9% (-1,5 p.p.), seguido dos “Outros produtos minerais não metálicos” com 14,7% (+0,9 p.p.) e dos “Produtos da agricultura, da produção animal …” (01) com 9,2% (+0,6 p.p.).

Transporte de mercadorias por gasoduto manteve tendência decrescente 

No 1º trimestre de 2023, o transporte de gás por gasoduto diminuiu face ao período homólogo de 2022, quer na entrada (-24,6%; -12,0% no 4ºT 2022), quer na saída (-24,5%; -15,1% no 4ºT 2022). No trimestre em análise, a entrada via Sines representou 87,0% do total de gás entrado, tendo diminuído 31,0% face ao 1ºT 2022. A entrada via Campo Maior correspondeu a 10,1%. Na saída, o mercado convencional1 foi o destino de 62,1% do transporte por gasoduto, tendo diminuído 3,2% face ao 1ºT 2022. A produção elétrica em regime ordinário registou uma acentuada diminuição (-39,4%), tendo concentrado 32,4% do total.

Transporte por oleoduto aumentou 14,1% 

No 1º trimestre de 2023, o transporte por oleoduto aumentou 14,1% (+18,0% no 4ºT 2022), atingindo 702,2 mil toneladas. Comparando com o 1ºT 2019, registou-se um decréscimo de 4,4%. O principal produto transportado foi o Gasóleo (324 mil toneladas, +2,2%), correspondendo a 46,1% do total. A segunda posição foi ocupada pelo JetA1 (35,4% do total), tendo sido transportadas 248 mil toneladas (+44,2%). Comparando com o 1ºT 2019, registou-se uma diminuição de 12,6% no transporte de Gasóleo e um crescimento de 12,8% no transporte de JetA1.