
Torre de Bejém - Foto de Carlos Luis M C da Cruz em Wikipedia
Torre de Belém: «Fechada para Obras»
Aquele que é um dos monumentos mais icónicos de Portugal e da sua capital, e também um dos mais visitados, está fechado para obras de restauro durante um ano. O montante da intervenção ascende a 1,05 milhões de euros, e insere-se no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A sua abertura está prevista para o próximo ano.
Em 2023, a Torre de Belém foi visitada por mais de 377 mil pessoas. A sua importância é tal que a empresa pública Museus e Monumentos de Portugal admite que o monumento “poderá vir a ter reaberturas intermitentes durante o avanço das obras”. “A cada nova fase do progresso das obras, que decorrerão ao longo dos próximos meses, será avaliada a possibilidade de a Torre de Belém estar aberta ao público, tendo sempre em conta a segurança dos visitantes e dos seus trabalhadores”.
A Torre de Belém, oficialmente baptizada como Torre de S. Vicente, foi construída ente 1514 e 1520, e depressa se converteu numa preciosidade da arquitetura do reinado de D. Manuel I.
A torre-fortim tinha inicialmente como missão defender o estuário do Tejo, juntamente com outras estruturas militares semelhantes de e de outro lado das margens do rio. Ao longo do tempo, porém, “a torre foi perdendo a sua função de defesa da barra do Tejo e, a partir da ocupação filipina, os antigos paióis deram lugar a calabouços...” - refere a wikipedia
O edificado foi classificado como Monumento Nacional por decreto de 10 de Janeiro de 1907, e é considerado como Património Mundial pela UNESCO desde 1983.