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Tendências na transformação digital do mercado imobiliário

3 de janeiro de 2023

Atenta às mudanças no sector, a Spotahome, um marketplace de arrendamento de casas que alia a tecnologia ao sector imobiliário, faz uma análise do papel que o digital terá no próximo ano para o mercado imobiliário e revela cinco tendências que irão consolidar a digitalização do sector. São elas, segundo a empresa:

1. Análise de dados como base do negócio: Com recurso a inteligência artificial, a análise de dados irá permitir obter conclusões sobre padrões de comportamento e, consequentemente, ajustar as ofertas às necessidades dos investidores para que tomem decisões mais eficientes;

2. Assinatura digital: o tempo das burocracias em papel vai ficar em 2022 pois em 2023 a tendência será optar pela assinatura digital. A papelada necessária para os negócios imobiliários é assim substituída por uma única assinatura que vem simplificar processos, economizar tempo e tornar o sector mais sustentável;




3. Presença em múltiplos canais: diz-se que "quem não aparece, esquece" e essa é uma regra extensível ao imobiliário. Em 2023, o ideal será optar por uma presença Omni canal e aproveitar todos os canais digitais para que uma única pesquisa resulte em múltiplas possibilidades.

4. Plataformas imobiliárias online: Com recurso a alta tecnologia, estas plataformas agregam toda a informação, toda a rede de apoio e contactos, bem como todos os garantes de um processo imobiliário tradicional num só local acessível a todos. Estas plataformas assumem-se como soluções que vêm automatizar e facilitar processos que, tradicionalmente, são complexos;

5. Segurança online: segurança é a palavra-chave para 2023, até porque se o futuro é digital, é impossível esquecer o tema da segurança e privacidade de dados.

Presente em Portugal desde 2018, a Spotahome assume um papel activo no desenvolvimento tecnológico do sector imobiliário. Em 2021 fechou uma ronda de investimento de 25 milhões de euros que permitirá que a empresa consolide o seu crescimento e plano de expansão nos países onde está presente, incluindo Portugal.