Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Simon Durkin da BlackRock, CEO para a Europa da ULI

Simon Durkin da BlackRock, CEO para a Europa da ULI

Simon Durkin da BlackRock é o novo CEO para a Europa do ULI

10 de fevereiro de 2026

O Urban Land Institute (ULI) anunciou a nomeação de Simon Durkin como Chief Executive Officer (CEO) do ULI Europa, sucedendo a Lisette van Doorn. O novo responsável inicia funções no início de Março de 2026.

Simon Durkin chega ao ULI proveniente da BlackRock, onde integrava a liderança sénior enquanto Global Head of Real Estate Research and Strategy. A nomeação surge num momento de profunda transformação do sector imobiliário e do ambiente construído, reforçando a ambição do ULI de aumentar o seu impacto, relevância e criação de valor para os membros na Europa e a nível global.

O novo CEO sucede a Lisette van Doorn, que deixou recentemente a organização após mais de uma década de liderança. Durante esse período, Lisette foi responsável por consolidar a equipa europeia, reforçar o posicionamento institucional do ULI e aumentar significativamente a sua influência e base de membros. Simon Durkin e Lisette van Doorn trabalharam juntos ao longo dos últimos 20 anos, incluindo em iniciativas estruturantes de investigação e dados no setor imobiliário.

Com mais de duas décadas de experiência em imobiliário, mercados de capitais e investigação aplicada, Simon Durkin desempenhou cargos de liderança e integrou comités de investimento na BlackRock, BNP Paribas e DWS, tendo iniciado a carreira em desenvolvimento de dados e índices no IPD e na PPR. É reconhecido pela combinação de rigor analítico, visão estratégica dos mercados de capitais e conhecimento prático do setor — características alinhadas com a missão do ULI.

Enquanto CEO do ULI Europa, Simon Durkin irá trabalhar no reforço da proposta de valor para os membros, na maior clareza e coerência dos programas e comunicações da organização e na consolidação do papel da investigação como suporte à tomada de decisão informada em todo o ecossistema do ambiente construído.

Durkin passará também a integrar a equipa de liderança sénior de Angela Cain, CEO global do ULI, assegurando o alinhamento estratégico entre a Europa e a plataforma global da organização. O novo CEO irá ainda colaborar estreitamente com Anne Kavanagh, presidente do ULI Europa e membro do Global Board, bem como com o Comité Executivo europeu, os Conselhos Nacionais, Product Councils e os programas Young Leaders e NEXT.

Entre as prioridades para os próximos meses estão a Conferência Europeia do ULI em Berlim, em Junho, o lançamento do ULI/PwC Emerging Trends in Real Estate – Global Outlook 2026 no MIPIM, o desenvolvimento do ULI Accelerator, focado em soluções proptech com impacto ambiental e social, e o lançamento da ferramenta C Change Preserve, destinada a quantificar os impactos da transição para o net zero nas avaliações imobiliárias.

Em comunicado, Simon Durkin afirmou que o ULI Europa “assenta numa base muito sólida” e tem um papel cada vez mais relevante num contexto de mudança estrutural, macroeconómica e geopolítica. “A minha prioridade é trabalhar de perto com a equipa, dando continuidade ao legado criado por Lisette, reforçando o foco, o alinhamento e o papel do ULI como espaço de debate informado e criação de valor resiliente no longo prazo”, sublinhou.

Anne Kavanagh destacou que Simon Durkin “traz um profundo conhecimento da indústria, forte compreensão comercial e um estilo de liderança colaborativo”, acrescentando que a sua nomeação permitirá “continuar a entregar valor aos membros em toda a Europa”.

Já Angela Cain, CEO global do ULI, referiu que Durkin reúne “uma combinação rara de clareza estratégica, visão comercial e respeito pela evidência e investigação”, num momento em que o sector “necessita mais do que nunca de perspectiva de longo prazo e pensamento estruturado”.