CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

sustentabilidade, energias

Schroders Capital associa-se à Apple para lançar segunda estratégia de energia limpa

10 de abril de 2025

A equipa de Infraestruturas da Schroders Capital anunciou a conclusão de uma nova estratégia de energias renováveis na China, após o compromisso de um investimento de 100 milhões de dólares por parte da Apple.

A estratégia de gestão activa centra-se no investimento em renováveis eólicas e solares em fase avançada de desenvolvimento em toda a China, com o objectivo de proporcionar aos clientes uma rentabilidade financeira atrativa e ajustada ao risco, assim como Certificados de Energia Verde (GEC).

Com este investimento da Apple, a estratégia pretende adicionar à rede eléctrica chinesa aproximadamente 550.000 megawatts-hora de nova geração de energia eólica e solar por ano. Espera-se que esta geração aumente à medida que novos clientes invistam nesta estratégia.

Para além de contribuir para uma rede elétrica mais limpa na China, esta iniciativa ajudará ao objectivo da Apple, de alcançar a neutralidade em toda a sua pegada carbónica até 2030, incluindo na cadeia de abastecimento e ciclo de vida dos produtos.

Esta nova estratégia dá sequência à primeira estratégia de energia limpa na China, lançada em parceria com a Apple e os seus fornecedores em 2018.

A Schroders Greencoat, consultora desta estratégia, é actualmente uma das maiores gestoras especializadas em energia renováveis e transição energética a nível mundial, com estratégias de gestão ativa em todo o espectro de energias limpas e ciclo de vida dos activos – incluindo investimento em energia eólica, solar, bioenergia e em transição. Adicionalmente, a equipa de infraestruturas da Schroders na Ásia tem vasta experiência no sector e redes da energia renovável na China, e conta com um profundo conhecimento do enquadramento político e regulatório chinês em termos de energias renováveis. Esta equipa já investiu com êxito em 1,2 GW de activos renováveis, incluídos numa carteira diversificada de 47 projectos eólicos e solares.

“A China tem sido há muito um importante foco estratégico para a Schroders: fomos das primeiras gestoras de activos internacionais a entrar na China continental e temos participado activamente neste mercado doméstico há mais de 30 anos. A combinação de décadas de experiência em gestão ativa global, juntamente com o conhecimento local e internacional da nossa equipa de renováveis, constituem uma proposta sólida e sublinham o nosso papel como parceiro de confiança em gestão activa”, refere Richard Oldfield, CEO do Grupo Schroders.