Savills Portugal lança novo Departamento de Rural
A Savills Portugal acaba de lançar o seu novo Departamento de Rural criado para responder à necessidade de acompanhar e assessorar a nível profissional o crescente número de investidores, nacionais e internacionais, com interesse em terrenos agrícolas e florestais em Portugal.
Bruno Amaro, que conta com mais de 15 anos de experiência internacional em gestão e transação de activos agrícolas, vai liderar esta nova área de negócio integra o Departamento de Investimento da Savills e oferece soluções de investimento personalizadas.
Com um clima mediterrânico e condições excecionais para a agricultura, Portugal destaca-se enquanto destino de excelência para investimentos em terrenos agrícolas. O país é mundialmente reconhecido pela sua produção de amêndoas, azeite, tomate e mirtilos, ocupando posições de destaque nos rankings de exportação global.
A consultora avança que Portugal é actualmente o 3º maior exportador de azeite, o 6º em tomate processado e o 7º em mirtilos e ainda pelo uso das técnicas mais avançadas, nomeadamente no uso eficiente da água, reafirmando a sua posição como líder na produção agrícola de qualidade.
A nível internacional, a Savills conta com um grande histórico no que respeita à gestão e venda de terrenos agrícolas e florestais em várias geografias. Anualmente, a empresa avalia mais de 1,4 milhões de hectares e, nos últimos cinco anos, intermediou a venda de mais de 3,5 mil milhões de euros em terrenos em nove países. Este conhecimento e experiência internacional são agora aplicados ao mercado português, oferecendo aos investidores oportunidades únicas de crescimento.
“Portugal possui um potencial extraordinário para o desenvolvimento do setor rural. Nos últimos anos, as terras agrícolas tornaram-se um investimento extremamente atrativo, oferecendo rendimentos sólidos e uma valorização consistente, acima da inflação. Este tipo de investimento é uma excelente estratégia de diversificação de portfólios, beneficiando da crescente procura global por alimentos, uma tendência que deverá manter-se a longo prazo. Numa altura em que a relevância dos setores agrícola e florestal aumenta no quadro económico a nível internacional, o lançamento em Portugal do Departamento de Rural, que esteve na origem da Savills no Reino Unido, é um passo natural e fundamental para darmos continuidade ao nosso crescimento”, refere Paulo Silva, Head of Country da Savills Portugal.
Bruno Amaro, Rural Business Developer da Savills Portugal, sublinha: “Estamos entusiasmados com a inauguração do departamento de Rural. Portugal oferece condições únicas para investidores, tanto nacionais como internacionais, que pretendam explorar o sector agrícola, tanto do ponto de vista operacional, como do investimento. Desde um clima propício às práticas agrícolas, à sua localização estratégica, o nosso país apresenta fundamentos sólidos de mercado que se apresentam enquanto óptimas permissas para o dessenvolvimento deste segmento de mercado. O nosso compromisso é assegurar o sucesso dos nossos clientes, oferecendo soluções inovadoras e personalizadas”.