
STIHL investe 10 milhões em Sintra e cria centro de formação de referência na Europa
A STIHL Portugal inaugurou novas instalações em Sintra, resultado de um investimento de 10 milhões de euros. O projecto inclui um dos maiores centros de formação da marca na Europa, com capacidade para mais de 500 profissionais por ano, e o maior showroom europeu da empresa, com 280 m² e mais de 200 máquinas em exposição.
Com esta aposta, a filial nacional da multinacional alemã, líder mundial no sector e com facturação global acima dos 5 mil milhões de euros, espera ultrapassar os 30 milhões de euros de vendas em 2025.
O edifício, de 2.300 m² num terreno de 17.200 m², foi concebido pelo gabinete espanhol Arditécnica e construído pela portuguesa Planirest. O espaço integra ainda soluções sustentáveis como 80 painéis solares, sistemas de climatização de baixo consumo e recuperação de águas pluviais.
Na inauguração, realizada a 20 de Setembro com a presença de Michael Traub, presidente executivo do grupo, foi anunciada a entrada da marca na grande distribuição em Portugal, replicando uma estratégia já em marcha em França, Polónia e Alemanha. Actualmente, a STIHL conta com 230 pontos de venda e 180 concessionários no país.
A operar há 27 anos em Portugal, a STIHL é uma empresa alemã de caráter familiar, fundada em 1926 por Andreas Stihl, que se tornou mundialmente conhecida pela invenção e fabrico das primeiras motosserras portáteis.
Hoje é um grupo multinacional com sede em Waiblingen, na Alemanha, e é considerada líder mundial em ferramentas motorizadas para floresta, agricultura, jardinagem e construção.