
Hugo Santos Ferreira, Presidente da APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários
Investidores imobiliários congratulam-se com IVA a 6% para construção
A Associação Portuguesa dos Promotores e Investidores Imobiliários (APPII) congratulou-se com a redução do IVA para 6% na construção de imóveis até 648.000 euros.
“Congratulamos a medida de 6% no IVA para a construção em todo o país, bem como para imóveis de arrendamento”, disse o presidente da associação, Hugo Santos Ferreira, num comunicado hoje divulgado.
A APPII vê este anúncio como uma vitória para o início da resolução “do problema sistémico de habitação em Portugal”.
Para os promotores e investidores imobiliários é agora importante analisar ao detalhe as medidas anunciadas para depois trabalhar com o Governo no sentido da sua implementação rápida “e sem burocracias excessivas”.
Hoje, no final do Conselho de Ministros, Luís Montenegro anunciou que o Governo vai baixar a taxa de IVA para 6% para a construção de casas para venda até 648.000 euros ou, se forem para arrendamento, com rendas até 2.300 euros - um regime fiscal que irá vigorar até 2029.
Por outro lado, a taxa de IVA mínima de 6% vai também aplicar-se “à construção e reabilitação de edificado” para arrendamentos até ao valor de 2.300 euros.
Fundada em 1991, a APPII conta com 250 associados, metade dos quais empresas estrangeiras com atividade na indústria do imobiliário nacional.
LUSA/DI