CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Sustentabilidade

Central do Grupo Transfradelos

Resíduos provenientes da limpeza das florestas vai permitir alimentar cerca de 2000 habitações

15 de maio de 2023

A Central do Grupo Transfradelos vai permitir alimentar  cerca de 2000 habitações nas freguesias de Fradelos e Balazar utilizando como combustível os resíduos provenientes da limpeza das florestas, aumentando a eficiência energética da rede pública das freguesias.

Este sistema inclui a Caldeira de Recuperação Aquatubular, com uma capacidade de produção de vapor de 27500 kg/h a 62 bar, à temperatura de 486ºC, e demais equipamentos tais como: Economizador, Multiciclone, Filtro de Mangas e Chaminé e entrará em funcionamento em meados deste ano. 
Com uma capacidade de produção eléctrica nominal de 14,7MW, uma característica importante deste sistema é o facto de se poder produzir energia elétrica durante 365 dias por ano, ao contrário dos painéis fotovoltaicos ou da energia eólica que só funcionam quando existe sol ou vento. Nesta Central é possível produzir energia quando verdadeiramente é necessária. 
Um outro diferencial neste sistema é o facto de se dividir a potência necessária para a produção da quantidade de energia elétrica em duas linhas de geração de queima e geração de vapor, conseguindo-se com isso obter um menor risco do ponto de vista de operação para o promotor.  


Central do Grupo Transfradelos

"O que acontece numa Central tradicional deste tipo é que se o Sistema Gerador de Vapor por exemplo parar, por qualquer motivo técnico, a Central toda para e nesta Central a probabilidade de tal acontecer é muito baixa. A elevada disponibilidade do sistema contribui para uma maior eficiência da Central", explica António Ribeiro, Diretor Comercial da Energest.  

"Passou a ser um desígnio humano fazer a transição energética", destaca José Guedes, CEO e Fundador da Energest, que salienta que na empresa "o que nós procuramos fazer é alterar de alguma forma, numa atitude talvez demasiado ambiciosa, a nossa quota-parte na transformação do nosso modelo económico."
"A Probiomass tem, como todas as demais indústrias do sector energético, necessidade de assistência contínua e especializada, algo que a Energest tem garantido, quer pelo seu departamento técnico quer pelos demais departamentos associados. A Energest tem sido essencial ao correto funcionamento da central e à manutenção dos equipamentos. Tendo sido já pertinente e essencial no projeto anterior de características semelhantes, a Energest foi a escolha óbvia para a construção da segunda unidade de produção de energia elétrica a partir de biomassa florestal na PABiomassa. O projeto encontra-se em fase de comissionamento, tendo sido já evidente o contributo da Energest, não só no que respeita ao seu pacote de fornecimento, mas também na integração das diferentes partes constituintes da central", Jorge Ferraz, do Grupo Transfradelos.