
Renzo Piano inicia construção da “Ilha da Música” em Hanói
O atelier Renzo Piano Building Workshop, em parceria com a PTW Architects, deu início à construção da Isola Della Musica, a nova ópera de Hanói, no Vietname. O edifício, encomendado pelo grupo Sun Group, foi concebido com uma forma orgânica e brilho de perola, inspirado na madreperola ou nácar.
Erguido sobre uma ilha artificial entre os lagos Weste Đam Tri, o complexo incluirá uma sala de ópera com 1.800 lugarese um auditório para mil pessoas. A estrutura, feita em betão nervurado, segue curvas catenáriasque lhe permitem sustentar-se quase inteiramente por compressão.
O revestimento será composto por azulejos cerâmicos iridescentes, que refletem a luz e alteram o seu aspecto conforme o clima e a hora do dia, criando o efeito de uma “concha luminosa”.
Fundado em 1981 pelo Pritzker Prize Renzo Piano, o Renzo Piano Building Workshoptem escritórios em Génova e Paris e é autor de ícones da arquitectura contemporânea, como o Centre Pompidou (com Richard Rogers) e o The Shard, em Londres. Entre os seus projetos estão o Prata Riverside Village, na frente ribeirinha de Marvila, em Lisboa e, nos mais recentes, contam-se um edifício cúbico de uso misto em Londrese um hospital em Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos.
Imagens de Aesthetica Studio.
















