Quase 1 em cada 3 portugueses compra online viagens ou alojamento
2,7 milhões de portugueses compram online Viagens/alojamento para férias/fins de semana, segundo o estudo Barómetro E-Commerce da Marktest.
Em Portugal, o recurso à Internet para comprar viagens ou alojamento é cada vez mais frequente. O estudo Barómetro E-Commerce, da Marktest, quantifica, na primeira vaga de 2022, em 2 milhões e 651 mil o número de portugueses que habitualmente faz estas reservas online. Este valor corresponde a 31% dos residentes no Continente com 15 e mais anos e a 50,8% dos compradores online.
Este número evidenciou um forte crescimento face a 2021, ano marcado pela pandemia de COVID-19 e todas as suas restrições, havendo agora mais 27% de indivíduos do que no primeiro semestre de 2021.
Segundo o estudo da Marktest, “é entre as classes sociais que mais diferenças encontramos relativamente à aquisição online destes "produtos", com a classe alta e média alta a apresentar uma taxa que é o dobro da média nacional: entre os indivíduos desta classe social, 62,2% faz estas compras online” – refere o documento.
O Barómetro e-Commerce é um estudo regular de comércio electrónico lançado em 2021 pela Marktest, para identificar e caracterizar os comportamentos dos portugueses relativamente a este canal de comércio de produtos e serviços a particulares. O estudo faz um levantamento global, e também do período mais recente, relativamente a tipos de compras de bens e serviços, as lojas utilizadas, os meios de pagamentos, as preferências, a avaliação de qualidade e o grau de satisfação, sendo realizado com uma amostra de 6000 entrevistas, ao universo de residentes, em Portugal com 15+ anos.