
Mirear, Miraflores
Promotores imobiliários estão a apostar em empreendimentos residenciais cada vez maiores
Os promotores imobiliários estão a apostar em empreendimentos residenciais cada vez maiores e registam uma taxa de comercialização de 45% nos novos projectos lançados para venda no 1º semestre.
De acordo com a base de dados “Edifícios em Comercialização” da Confidencial Imobiliário, referente ao 1º semestre de 2025, o número de empreendimentos habitacionais que entraram em venda no mercado é idêntico ao semestre anterior, mas compreendem um volume de fogos 42% acima na comparação dos dois períodos, traduzindo uma clara orientação da promoção para edifícios de maior dimensão.
A procura continua a dar sinais de vitalidade, pois apesar deste vincado aumento do número de fogos para venda, a taxa de absorção manteve-se elevada. Assim, 45% dos fogos lançados no mercado nacional no 1º semestre do ano encontram-se já vendidos.
Em termos regionais, apurou-se uma taxa média de comercialização de 32% na Área Metropolitana de Lisboa e de 49% na Área Metropolitana do Porto, com as restantes regiões do país a apresentarem índices de absorção da ordem dos 45% para os lançamentos comerciais do 1º semestre, com destaque, pela positiva, do Algarve, onde tal indicador atingiu os 62%.
Porto, Lisboa, Vila Nova de Gaia e Matosinhos foram os concelhos com maior dinâmica no lançamento de novos projetos no 1º semestre de 2025, sendo, contudo, de assinalar, a tendência de crescente diversificação geográfica, com reforço do investimento noutras geografias, incluindo fora das Áreas Metropolitanas.
Entre os quatro mercados de maior expressão, Lisboa regista a menor taxa de comercialização dos empreendimentos lançados no 1º semestre do ano, posicionando este indicador em apenas 32%. Em comparação, no Porto a absorção desta nova oferta foi de 46%, em linha com a média nacional, ou de Vila Nova de Gaia, onde a taxa de comercialização dos lançamentos deste ano atinge os 41%. Matosinhos é, deste conjunto, o mercado com maior ritmo de absorção dos novos fogos, registando uma taxa média de comercialização de 61%.
A base de dados "Edifícios em Comercialização", é um sistema de informação produzido pela Confidencial Imobiliário que monitoriza os principais empreendimentos residenciais que estão no mercado em cada momento, considerando edifícios com um mínimo de 10 fogos. Incide sobre projetos desenvolvidos por promotores imobiliários institucionais, comercializados através de canais digitais próprios ou de agentes.