Projecto de Interiores da Escola de Fundo de Vila recebeu uma Menção Especial no A+Awards
“Ao Fundo da Vila”, a mais bela Escola Pública, foi um projecto dos designers Hugo Silva e Joana Santos, co-fundadores da marca DAM, que recebeu uma Menção Especial no A+Awards promovido pela Architizer, na categoria de Interiores Educativos.
A dupla foi desafiada pelo Município de São João da Madeira a criar espaços de aprendizagem inovadores. Inspirados pela proximidade geográfica da linha de caminho-de-ferro, transformou a escola numa experiência - uma viagem de comboio até "O Fundo da Vila".
É o cenário para um modelo de ensino flexível, um esforço de investimento público no Design de Interiores em espaços educativos. O objectivo é projectar novos valores e memórias para o futuro.
Foi em 2019 que os Designers Hugo Silva e Joana Santos foram desafiados pela Câmara Municipal de São João da Madeira para desenvolver o projecto de Design de Interiores para a Escola do Ensino Básico e Jardim de Infância de Fundo de Vila que estava em processo de requalificação. Os Designers propuseram-se a criar espaços funcionais e criativos, para promover o bem-estar da comunidade escolar e provocar novos modelos de ensino.
Para a construção da estratégia e identidade do projecto, os designers partiram da proximidade geográfica da Escola à linha ferroviária do Vouga. Assim, foram criados espaços que propõem o imaginário de uma viagem de comboio Vouguinha “ao fundo da Vila”.
“A linha do Vouga tem importância histórica na cidade, pois outrora contribuiu para o desenvolvimento económico e social do concelho, com a instalação de indústrias e a explosão demográfica. Hoje, o comboio Vouguinha é para os adolescentes um meio de deslocação para a praia de Espinho durante as férias escolares, significando liberdade e lazer”, refere Designer Hugo Silva.
Novas ideias para inspirar novos modos de Ensino
O projecto de interiores propôs a reorganização do espaço escolar através de três princípios: flexibilidade, interactividade e participação. Por todo o edifício criaram-se espaços multifuncionais e flexíveis, áreas de lazer amplas e iluminadas e interiores coloridos. O objectivo foi quebrar barreiras entre educação e lazer.
As salas de actividades foram desenhadas para dar suporte a uma aprendizagem mais activa e assim incrementar o envolvimento positivo dos alunos.
Existem apenas os equipamentos suficientes para permitir a fácil reorganização das salas e cada uma inclui equipamentos diferentes. Isto permite salas diferentes para aprendizagens diferentes: processo de grupo, oportunidade de encontro, experimentação e trabalho prático, concentração individual e apresentações.
Desta forma, as várias turmas são convidadas a experienciar todos os espaços, de acordo com os tipos de aprendizagens.
“Queremos convidar à aprendizagem em grupo com organizações flexíveis, contrariando o modelo tradicional de sala de aula com mesas e cadeiras individuais para todos os alunos”, salienta a designer Joana Santos.
No edifício de dois pisos, existe também uma sala para refeições, uma sala para desporto e uma biblioteca com 3 funções distintas. Sempre conectados com o espaço exterior envolvente através de grandes janelas, os vários espaços têm também forte ligação à natureza através das madeiras usadas no mobiliário e da cortiça que reveste paredes e convida à exposição dos trabalhos dos alunos.
Assim, o projecto assenta na criatividade, ludicidade e natureza, em que somos convidados a uma viagem de descoberta. Uma viagem positiva e divertida que promove o bem-estar da comunidade escolar actual e gerações futuras.
“A DAM criou a escola que qualquer um de nós gostaria de frequentar. O projecto é um desafio pedagógico inovador e inspirador e um marco no espaço educativo da nossa cidade”, explica Jorge Sequeira, Presidente da Câmara Municipal de São João da Madeira.
Os Designers são co-fundadores da marca DAM que, em 2014, se instalou na incubadora de indústrias criativas da cidade de São João da Madeira. A DAM é uma marca Portuguesa especializada em desenvolver mobiliário e acessórios, que contam histórias e apelam a um estilo de vida sustentável.