CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
ImoEmpreendedor

Tiago Sampaio Garrido e Afonso Costa Pereira, founders da Hyperlapse

Portuguesa Hyperlapse lança solução de Reality Capture para o imobiliário e a construção

30 de dezembro de 2024

A empresa entra no território PropTech e acaba de integrar a rede PropTech Lab, uma plataforma que reúne o sector com a missão de acelerar a transformação digital e sustentável da construção e do imobiliário.

Especializada em acompanhamento audiovisual de projectos imobiliários e de construção através de timelapses de longa duração, captação com recurso a drones e equipamento audiovisual especializado, a Hyperlapse, lança assim a área de Reality Capture para responder aos desafios da digitalização do sector.

A PropTech estabeleceu ainda uma parceria com a APPII – Associação Portuguesa de Promotores e Investidores Imobiliários e a AEP – Associação Empresarial de Portugal convidou a empresa a integrar o Cluster para as Indústrias Criativas em Portugal, associação que a Hyperlapse é associada fundadora.

Criada em 2013 e especializada em produção de audiovisual para o sector da Arquitectura, Engenharia e Construção (AEC’s), a Hyperlapse nasceu de profissionais de aviação que juntaram a paixão pelo ar e pelo mundo audiovisual, à convicção que as histórias dos edifícios e da evolução dos projetos imobiliários devem ser eternizadas através de storytelling de alta qualidade para impactar o sector, os seus stakeholderse a opinião pública.

Após 10 anos de actividade, uma forte consolidação nos últimos três anos e mais de 120 clientes de referência do sector imobiliário, construção e do investimento, a Hyperlapse lança agora soluções de Reality Capture para responder aos desafios da digitalização do sector em termos de monitorização do progresso das obras e promoção de edifícios, utilizando o audiovisual como activo central.


Equipa Hyperlapse no Terreno

A Hyperlapse aproxima o Cluster AEC - Arquitetura, Engenharia e Construção aos seus projectos através da captação com recurso a drones, ao abrigo da Legislação em vigor, com timelapses, vídeos finais de obra, vídeos teaserintermédios de obra, videos change management, vídeos de fit-outs,captação de testemunhos, fotografias aéreas de obra, e agora encurta essa distância através da digitalização do ambiente de obra - o Reality Capture.

Esta solução aposta na digitalização do ambiente de obra e dos seus projectos, através de captações 360º, aliados a uma plataforma de gestão de progresso de obra, com possibilidade de integração de modelos BIM - Building Information Modelling, ferramentas de inteligência artificial para análise de dados, juntamente com a agregação de conteúdos audiovisuais.

"O sector transformou-se profundamente e a Hyperlapse faz parte deste movimento que começa a emergir em Portugal. A poderosa combinação da criatividade na produção de conteúdos audiovisuais e da digitalização do ambiente de obra, deu início a um novo paradigma no cluster AEC repleto de inovação, eficiência e produção de data”, refere Tiago Sampaio Garrido, Managing Partner e founder da Hyperlapse.


EXEO em finalizado

A ferramenta de LIVE-IMAGE dos equipamentos de timelapse permitem não só monitorização e actualização em tempo real de projetos de construção, mas através de ferramentas de inteligência artificial, poderá visualizar-se a densidade de equipamentos, veículos através de mecanismos de deteção, a sua distribuição no terreno através de um heat map, bem como a obtenção safety index, cumprindo os requisitos da RGPD.

“Através de plataformas seguras na cloud e um software de colaborativo de gestão de progresso de obra, aproximamos os profissionais às suas obras, possibilitando que identifiquem desafios e tomem decisões informadas ao longo do ciclo de vida do projeto”, assegura Tiago Sampaio Garrido, que acrescenta ainda que “alvo de um robusto e complexo quadro legal, a estrutura de UAS (drones) da Hyperlapse é desenhada para estar compliant com os regulamentos.”

Dado a especificidade de requisitos da captação aérea com recurso a drones cumprir a legislação EASA (regulamento europeu 2019/947 e 2019/945), a Hyperlapse investiu numa estrutura robusta em segurança, compliance e RGPD.


EXEO

A Hyperlapse passa a actuar em dois pilares:

• Na sua génese, Construction Videos, onde é captada a evolução e a beleza subjacente à ascensão dos edifícios, transformando-os em inspirações eternas que moldam as cidades e o mundo.

• E, agora, o Reality Capture que, ao captar digitalmente o mundo físico e representar de forma imersiva o ambiente de obra, quebra barreiras geográficas assegurando ganhos de produtividade, precisão, segurança, qualidade, sustentabilidade e apoiando processos de tomada de decisão bem como a redução da pegada de carbono e nos custos provenientes das deslocações ao ambiente de obra.

Crescimento médio anual dos últimos 3 anos de 40%

15 mil horas captadas e 7 milhões de fotogramas para timelapse para acompanhamento audiovisual de obra e gestão de 200 projectos

Ao longo de 10 anos de actividade, a Hyperlapse contou com mais de 120 parceiros de referência no setor imobiliário, arquitetura e de construção em Portugal, tendo monitorizado e contado a história de empreendimentos residenciais, complexos de logísticos, residências de estudantes, reabilitação, fitout de escritórios, data centers, bem como retalho e vídeos corporativos.

Entre os projectos em destaque encontra-se o mega empreendimento Entrecampos, desenvolvido pela Fidelidade/Fosun nos terrenos da antiga Feira Popular de Lisboa, o EXEO Office Campus, localizado no Parque das Nações, é um dos maiores projetos de escritórios em Lisboa, desenvolvido pela promotora imobiliária Avenue, o START CAMPUS localizado em Sines, e no sector de infraestruturas, o acompanhamento audiovisual do Plano de Expansão do Metro de Lisboa, um projeto estratégico para o alargamento da linha Rato/Cais do Sodré, que irá melhorar a mobilidade urbana na capital.

Para além de infraestruturascom projetos como o Metro de Lisboa e Start Campus, corporate, escritórios, logística e residencial estão entre os setores do imobiliário e construção que a Hyperlapse se especializou ao longo de 10 anos, tendo empresas de referência no seu portfolio como Beiersdorf, Deloitte, Google, Hovione, Maleo, Nova SBE, PwC e, na logística, a VGP, Logicor e a GSE. É ainda de assinalar uma forte adesão a construction vídeos por seguradoras e sistema bancário/financeiro com clientes como Zurique, Fidelidade/Fosun, Caixa Geral de Depósitos, Unicre, Novo Banco, entre outros.

A Hyperlapse tem ainda como parceiros estratégicos consultoras imobiliárias como JLL, Worx, Savills, CBRE e Cushman, construtoras como Alves Ribeiro, Grupo ACA, GSE, Casais, Mota Engil, Teixeira Duarte, bem como gestoras de fundos, ativos e projetos como Avenue, Alphalink, Rockbuilding, Bondstone, Bedrock, The Edge Group, Libertas, Quest Capital, Arish Capital, Vilamoura World, Castro Group, Round Hill Capital, entre outras empresas do sector imobiliário, construção e gestão de ativos.