CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Jardim do Passeio Alegre - Foto Carlos Pinto Wikipedia

Parque da Cidade - Porto - Foto de Filipa Brito CMP

Porto tem duas áreas verdes urbanas entre as melhores do mundo

8 de novembro de 2022

O Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre, no Porto, voltaram a ser reconhecidos pelo programa Green Flag Award – galardão atribuído aos melhores parques urbanos e espaços verdes do mundo.

O Green Flag Award é um programa de acreditação internacional, sem fins lucrativos, que desde 1996 reconhece e premeia os parques e espaços verdes com os mais elevados padrões de exigência na gestão e manutenção. Esta acreditação é atribuída anualmente pelo Ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela Organização Não Governamental Keep Britain Tidy.


Parque da Cidade e Jardim do Campo Alegre

“Desde 2019, o Parque da Cidade e o Jardim do Passeio Alegre têm vindo a ser distinguidos pelo Green Flag Award. Em simultâneo, e pelo segundo ano consecutivo, o Jardim do Passeio Alegre é também acreditado com a distinção adicional de Green Heritage Site, que se destina a espaços de elevado valor histórico e patrimonial” – refere a autarquia do Porto.

Cobrindo cerca de 80 hectares, o Parque da Cidade do Porto é considerado o maior parque urbano do país. As áreas verdes espalhadas por múltiplos campos panorâmicos que se estendem até à orla do mar, tornam-no invulgar em qualquer parte do mundo. O parque, tal como o conhecemos, começou a ser modelado em 1991 e tem a autoria do Prof. Paisagista Sidónio Pardal.

Cobrindo cerca de quatro hectares, o Jardim do Passeio Alegre remonta a finais do século XIX, sendo considerado uma das mais importantes realizações do paisagista Jerónimo Monteiro da Costa.