Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Portal da Construção Sustentável propõe criação de "Juramento de Arquitectura”

 

Portal da Construção Sustentável propõe criação de "Juramento de Arquitectura”

25 de setembro de 2023

No Dia Nacional da Sustentabilidade, que se assinala hoje, 25 de Setembro, o Portal da Construção Sustentável (PCS) lança um concurso para estudantes de arquitectura com o propósito de que a disciplina de Arquitectura possa ser um dos exemplos do cumprimento dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

O Portal pensa ser fundamental criar um "juramento de Hipócrates", tal como existe na medicina, mas para a arquitectura. O PCS, com o apoio da Secil, convida os estudantes a redigirem um "Juramento de Arquitectura" supondo que todos os candidatos a arquitectos o deverão fazer, comprometendo-se a uma arquitectura honesta e sustentável (tanto quanto possível), antes de iniciarem a profissão.


Imagem PIRO - Pixabay

A arquitectura  - como é sabido - desempenha um papel crucial no combate às alterações climáticas, para transição energética e para sustentabilidade das cidades e do ambiente construído. Os edifícios, em conjunto com o sector da construção, são responsáveis por 39% de todas as emissões de carbono no mundo (Global Status Report 2017), sendo a fase de utilização dos edifícios, responsável por 28% dessas emissões, relacionadas sobretudo com a energia consumida para aquecimento e arrefecimento (correspondendo a 40% se estivermos a falar apenas do contexto europeu). No entanto, as emissões associadas ao sector da construção, não dizem apenas respeito à energia consumida durante o processo construtivo e a utilização do edifício, mas também às emissões incorporadas nos materiais utilizados e necessidades de manutenção dos edifícios ao longo do seu ciclo de vida.

“Sendo os edifícios indispensáveis à vida humana e onde o homem passa cerca de 90% do seu tempo de vida, e sendo o arquitecto responsável pelo desenho do edifício e prescrição dos materiais que o compõe, descarbonizar o sector, requer uma intervenção consciente do arquitecto de modo a contribuir para um desenvolvimento mais sustentável e para o cumprimento dos ODS definidos pela ONU” - realça o Portal.

O Regulamento deste concurso está disponível AQUI