CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Pedro Ferreira, CEO da Fortera

Pedro Ferreira é o novo CEO da Fortera

2 de junho de 2023

A Fortera, empresa de promoção imobiliária, anunciou hoje Pedro Ferreira como o novo CEO do grupo, na sequência da demissão do cargo, voluntária e oficial, do seu cofundador Elad Dror, até que todas as acusações de que foi alvo no âmbito do processo 'Babel' sejam totalmente esclarecidas.

Pedro Ferreira é um dos primeiros membros da Fortera e foi agora promovido a CEO, deixando a posição anterior de Director de Engenharia e Construção da empresa.

Com mais de 20 anos de experiência na indústria da construção como Engenheiro Civil e Membro Sénior da Ordem dos Engenheiros, Pedro Ferreira conta também com um MBA em Gestão, uma Pós-Graduação em Avaliação e Gestão Imobiliária e uma Pós-Graduação em Gestão de Turismo e Hotelaria, o que lhe confere um sólido conhecimento em todas as áreas de actuação da empresa.

Na Fortera, começou na gestão de projectos, tendo sido, posteriormente, promovido a Director de Engenharia e Construção, onde foi responsável pela gestão e supervisão da construção dos projectos do grupo, desde a concepção até à conclusão. O seu excelente desempenho tem contribuído para o rápido e sustentado crescimento da empresa.

A nomeação de Pedro Ferreira a CEO era expectável, já que sempre existiu empenho da Administração em proporcionar oportunidades de crescimento às suas equipas.

Pedro Ferreira acredita que a Fortera vai continuar forte e a assumir uma posição de liderança no mercado nesta nova etapa.

"É com muito entusiasmo que assumo este papel na Fortera, uma empresa conhecida pela dinâmica diferenciadora e pelas iniciativas arrojadas. Estou empenhado em continuar a criar valor através do trabalho árduo e dedicado que sempre nos caracterizou, assente nos valores da integridade e transparência. Naturalmente grato pelo apoio e confiança da Administração e, contando com o apoio de toda a equipa de excelência que tem impulsionado o crescimento da Fortera, sei que o futuro será forte e promissor para a nossa organização", afirma Pedro Ferreira.

Elad Dror, ex-CEO e Cofundador do grupo, expressou confiança nas capacidades de Pedro Ferreira: "é um grande trunfo para os futuros projectos da Fortera, dadas as suas extraordinárias capacidades de gestão e a vasta experiência, que vão fazer prosperar o grupo, ultrapassando os desafios e representando os acionistas ao mais alto nível".

A Fortera informa ainda, que em breve irá anunciar um Chairman externo à empresa, para supervisionar a actividade do grupo reforçando também o Conselho de Administração.

A Fortera nega veementemente a informação vinda a público no âmbito da 'Operação Babel' que não retrata a veracidade das ações da empresa no empreendimento 'Riverside', Quinta de Santo António, em Vila Nova de Gaia.

Em comunicado salienta que as informações vindas a público criaram uma imagem distorcida em torno dos projectos da Fortera, quando, na realidade, a empresa está a construir o empreendimento exactamente nos termos em que o loteamento foi aprovado em 2013, anos antes da fundação do grupo.

'A Fortera saúda e apoia a decisão da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia sobre a realização de uma auditoria ao projecto, pois constituirá uma oportunidade para expor as incoerências perpetuadas nas informações tornadas públicas desde o início da 'Operação'. Esta auditoria confirmará que a Fortera está a cumprir fielmente o loteamento aprovado, desde a aquisição do terreno em 2020, tendo a construção iniciado apenas em 2023, sobretudo devido aos inúmeros obstáculos impostos pelo Município', indica no comunicado.

A empresa aguarda agora que o Município de Gaia emita uma declaração pública, clara e objetiva, onde confirme com exatidão a forma como tudo foi gerido e qual foi sempre a posição e a acção da Fortera neste projecto.

A Fortera sublinha que:

- não recebeu favorecimentos por parte de qualquer representante do Município, tendo enfrentado desafios constantes, que só atrasaram os seus esforços de construção, apesar do seu loteamento estar aprovado e conforme a lei.

- Além disso, no que diz respeito ao lote número 7, a Fortera apresentou um projeto à Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, que se alinha precisamente com a aprovação original do loteamento de 2013, cumprindo todos os requisitos regulamentares, sem nunca ocultar informação ou outros elementos relacionados com o projeto.

- A Fortera salienta que os trabalhos de construção nos lotes 4 e 5 continuam como planeado, expressando a sua gratidão aos parceiros, clientes e fornecedores pelo apoio e por continuarem a acompanhá-los neste percurso.

- No caso do projecto Skyline, este sempre foi uma iniciativa do município de Vila Nova de Gaia como uma bandeira da cidade, tendo os direitos concedidos sido indicados desde o primeiro dia do protocolo, apesar de até hoje não ter sido aprovado qualquer loteamento.