
Palacete Visconde de Cidrães em Portalegre
Palacete Visconde de Cidrães em Portalegre recebe residência universitária
O Palacete Visconde de Cidrães em Portalegre, vai ser reabilitado para receber uma residência universitária com 79 camas distribuídas por quase 50 quartos, espaços de estudo, salas de cowork, bibliotecas, áreas de convívio e auditório, num investimento de 4,2 milhões de euros.
A cari construtores irá construir e requalificar o palacete prevendo as obras estarem concluídas em 2026.
Integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para o Instituto Politécnico de Portalegre, este projecto utiliza a tecnologia BIM - Modelagem de Informação da Construção – o que irá promover uma maior precisão e reduzir desperdícios ao longo da obra.
A reabilitação da nova residência universitária do Instituto Politécnico de Portalegre é um projeto do Atelier Paulo da Gama & Arquitectos Associados, que desenvolveu os projetos de Arquitetura e Engenharia. A empreitada destaca-se pela integração de instalações sanitárias totalmente pré-fabricadas em ambiente industrial, permitindo a sua produção em fábrica, totalmente equipadas e prontas a instalar em obra. Esta solução, tecnologicamente avançada e com elevados padrões de qualidade, garante maior eficiência e segurança no processo construtivo. Ao serem produzidas em paralelo com a execução da obra, contribuem para uma redução significativa dos prazos. Fabricadas num ambiente controlado, asseguram um melhor isolamento térmico e acústico, resistência à humidade, conforto, durabilidade e facilidade de manutenção.
A eficiência energética do projecto será assegurada através de um conjunto de soluções sustentáveis, nomeadamente a instalação de painéis solares para produção de energia renovável, o recurso a sistemas de isolamento térmico que reduzem perdas de calor e a adopção de métodos de construção industrializada, que permitem maior controlo na execução e melhor desempenho térmico dos edifícios.
"É com grande responsabilidade e entusiasmo que a cari assume a reabilitação e ampliação do Palacete Visconde de Cidrães, em Portalegre. Este projeto representa um equilíbrio entre tradição e modernidade, onde soluções industrializadas, como as instalações sanitárias pré-fabricadas, e a tecnologia BIM asseguram eficiência, sustentabilidade e qualidade. Mais do que uma obra, esta é também uma contribuição para a regeneração urbana e o reforço da atratividade do ensino superior em Portalegre", refere Eduardo Leite, Director de Geral da cari construtores.
A nova residência será, também, fundamental para a revitalização da cidade, estimulando a economia local e atraindo uma nova dinâmica estudantil, consolidando Portalegre como um polo atrativo para o ensino superior.
De acordo com as palavras do Presidente do Instituto Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures, "a possibilidade de construir uma residência de estudantes no centro da cidade, utilizando um edifício devoluto, constitui sem sombra de dúvidas um contributo significativo para a sua requalificação, do centro histórico e para a revitalização desta zona crucial da cidade. O projecto, respeitando a traça do edifício a requalificar, apresenta traços de modernidade num novo corpo que permite aliar sustentabilidade e conforto, passado e futuro, numa proposta arquitetónica de grande qualidade!".
"Acreditamos que a presença constante dos nossos estudantes na rua direita será um primeiro passo para reforçar a dinâmica económica, de uma das mais emblemáticas zonas comerciais da cidade, que infelizmente tem sido esquecida ao longo dos últimos anos. Estamos certos de que a presença dos estudantes contribuirá não só para dar vida ao espaço, mas também para reforçar a sua dinâmica social e cultural!", acrescenta o mesmo responsável.