
Foto CMO
Olhão avança com construção de mais de 300 habitações a custos controlados
Já arrancaram as demolições na antiga Litografia de Olhão, dando início à construção de um novo complexo habitacional com mais de 300 fogos a custos controlados, entre os quais 288 habitações e 30 espaços comerciais, além de cerca de 500 lugares de estacionamento. O arranque dos trabalhos foi acompanhado pelo presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina (PS).
O projecto foi formalizado em Dezembro de 2021, com a aquisição dos terrenos por 3,18 milhões de euros, permitindo agora ao município disponibilizar apartamentos T2 a 155 mil euros e T3 a 185 mil euros. Os concursos para aquisição das habitações deverão ser abertos em breve pela empresa muncipal Fesnima, responsável pela gestão e promoção de infraestruturas, habitação, urbanismo e equipamentos públicos.
“Só assim as jovens famílias do concelho conseguirão suportar o custo da habitação e serem felizes”, afirmou António Miguel Pina, sublinhando que este é um dos mais importantes investimentos no âmbito da estratégia municipal de habitação pública.
Localizado na Avenida Sporting Clube Olhanense, o futuro bairro situar-se-á junto à estação ferroviária e à futura zona modal do concelho, de onde partirá o BRT (Bus Rapid Transit) do Algarve Central.
Integrado no Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o projecto visa responder às necessidades habitacionais das famílias de baixos e médios rendimentos, promovendo o acesso a habitação digna e condições reais de fixação da população, em particular dos mais jovens.