CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Habitação by century 21

 

Nova ferramenta de IA ajuda a visualizar casa dos seus sonhos

27 de fevereiro de 2025

A Re/max introduziu uma nova funcionalidade no seu website que  ajuda o potencial cliente comprador a imaginar como poderá ficar a decoração do imóvel que deseja, sem custos e complexidade associados a uma ‘decoração física’.

De acordo com dados da Re/max, no ano passado, a sua página somou 33,2 milhões de visitas, que resultou num total de cerca de 1,3 milhões de contactos de clientes. O ‘Virtual staging’ é a mais recente aposta da marca, uma nova funcionalidade incorporada no seu site, uma ferramenta de Inteligência Artificial (IA) que permite decorar as casas virtualmente, útil para imóveis vazios ou em construção e que possibilita aos compradores visualizar o potencial do espaço de forma mais atractiva.

Aplicado ao sector imobiliário, as principais vantagens do uso de ‘virtual staging’ são o custo-benefício, sendo este um serviço  gratuito, simples e prático de aceder; a flexibilidade, dado ser possível criar diferentes estilos de decoração para atender a diversos tipos de público; a atracção visual, uma vez que imagens bem feitas podem destacar as potencialidades do imóvel, tornando-o mais atraente para compradores; e a rapidez, já que se trata de uma ferramenta digital muito mais rápida do que a montagem de móveis reais ou decoração física, o que pode acelerar a venda ou o arrendamento de um imóvel.


Em 2024, o website da Re/ma atingiu 33,2 milhões de visitas - segundo a rede de mediação, uma média de 2,7 milhões por mês, com Novembro a ser o mês recorde de visitas, com cerca de 3,1 milhões.

Dos visitantes que procuraram remax.pt e os quais estabeleceram contacto com a rede, 67,6% fizeram-no acedendo directamente ao site da Re/maxX. Por sua vez, 20,5% dos acessos referentes a contactos de clientes chegaram via WhatsApp. Já 11,9% dos visitantes optaram pelo contacto via telefone. Foram as mulheres que mais acederam, representando cerca de 60,6%, face a 39,4% de visitantes homens. Por outro lado, foram os visitantes 45-54 anos que mais se destacaram.

Do total de visitas internacionais ao website registadas em 2024, cerca de 4,5 milhões, o equivalente a 375 mil por mês, tiveram como origem em países como Estados Unidos da América, França, Suíça, Reino Unido, Brasil, Alemanha, Espanha, Irlanda e Países Baixos que se destacaram na procura por imóveis portugueses.


Beatriz Rubio, CEO da RE/MAX Portugal


"No processo de procura de uma nova casa, a tecnologia tem sido o aliado perfeito, com o recurso à internet a ser, por definição, o primeiro passo. Neste sentido, o site da Re/max tem sido alvo de um investimento contínuo, com a nossa página a oferecer cada vez mais uma melhor experiência de navegação a quem nos visita, garantindo o acesso a uma oferta de qualidade, da forma mais célere, simples e eficaz.", sublinha Beatriz Rubio, CEO da Re/max Portugal.

Relativamente ao uso da ferramenta virtual staging no website da marca, a responsável da rede adirma: "é importante para os clientes da Re/max conseguirem dar vida ao imóvel que estão a considerar adquirir. O cliente só precisa de estar registado e, depois, consegue personalizar qualquer espaço ao experimentar imóveis, cores e até estilos, de modo a obter o tema e decoração que vai de encontro ao próprio gosto. Com um simples clique, qualquer pessoa pode idealizar o ambiente da próxima casa e torná-la um verdadeiro lar ainda antes de a habitar."