Causa Pública lança o relatório "Portugal tem uma das maiores crises habitacionais da Europa"
A Causa Pública publicou esta semana o primeiro de três relatórios sobre a crise habitacional em Portugal. Coordenado pelo economista Guilherme Rodrigues e redigido por Ana Drago, João Reis, Guilherme Ferreira e Nuno Serra, o relatório revela que Portugal tem uma das maiores crises habitacionais da Europa, marcada por aumentos de preços superiores à inflação, um dos menores parques habitacionais públicos na OCDE e uma acessibilidade à habitação que se deteriorou de forma acentuada na última década.
Este primeiro relatório analisa as principais tendências do mercado habitacional e os seus impactos sociais e económicos, revelando uma realidade alarmante que afeta milhões de pessoas.
O relatório sublinha que a “recuperação económica de Portugal tem sido caracterizada por um aumento de preços da habitação muito acima do crescimento salarial. Mesmo sendo uma tendência comum a vários países desenvolvidos, poucos países têm vivido um aumento de preços comparável a Portugal”.
Acrescentando entre as suas conclusões: “O aumento de preços na habitação tem um claro recorte geográfico. As duas principais Áreas Metropolitanas, em especial a de Lisboa, e o Algarve, são as regiões onde os preços têm aumentado de forma mais significativa. Essas diferenças geográficas ajudam-nos a compreender, no próximo relatório, quais os factores subjacentes a este processo”.
Nos próximos relatórios, serão aprofundados o caso da Área Metropolitana de Lisboa, o epicentro desta crise, e, por fim, as causas e as propostas de soluções políticas.