
Pesquisa no Idealista
Mercado imobiliário em queda: anúncios de imóveis residenciais recuam 9,1% no primeiro semestre
A eXp Portugal revelou esta segunda-feira uma descida preocupante de 9,1% no número de anúncios de imóveis residenciais entre Janeiro e Junho de 2025, agravando a escassez de oferta e aumentando a pressão sobre os preços em todo o país.
A Madeira lidera a quebra (-12,4%), seguida por Setúbal (-12,1%), Coimbra (-11,1%), Porto e Leiria (ambos com -10,7%). Lisboa registou uma diminuição de 8%, mantendo-se, ainda assim, como um dos mercados mais activos.
Com menos casas no mercado, os preços continuam a subir: no primeiro trimestre de 2025, os valores das habitações cresceram 6,6% em termos trimestrais, o maior aumento desde 2007. Em Março, a taxa anual chegou aos 15,8%, segundo dados oficiais, sublinha aquela imobiliária independente.
“O recuo da oferta, especialmente na Grande Lisboa, Porto e Madeira, deve ser um sinal de alerta”, alerta João Miguel Louro, diretor da eXp Portugal, defendendo o reforço da construção para evitar uma escalada insustentável dos preços.
A eXp Realty é actualmente a maior imobiliária independente global, reunindo mais de 87 mil agentes em 26 países, incluindo Portugal, EUA, Brasil, Espanha e Dubai. Integrada na eXp World Holdings. O grupo detém ainda a SUCCESS® Enterprises, marca centenária dedicada ao desenvolvimento pessoal e profissional.