
Ilustração de pikisuperstar em Freepik
Menos dormidas nos alojamentos turísticos em Março
O sector do alojamento turístico registou 2,3 milhões de hóspedes (-0,1%) e 5,6 milhões de dormidas (-3,0%) em Março de 2025, gerando 406,9 milhões de euros de proveitos totais e 302,1 milhões de euros de proveitos de aposento (+0,3% e -0,4, respectivamente) - Revela hoje o INE.
Segundo aquele instituto público, “para a diminuição das dormidas contribuíram os mercados externos, que recuaram 5,2% (-3,1% em Fevereiro), totalizando 3,9 milhões de dormidas, tendo as dormidas dos residentes registado um crescimento de 2,4% (-1,2% em Fevereiro) para 1,7 milhões.
Mercado polaco destacou-se com um crescimento e 35,9%
No mês em análise, entre os 10 principais mercados emissores em termos de dormidas, o polaco destacou-se com um crescimento e 35,9%. Em sentido contrário, assinala-se o mercado espanhol com o maior decréscimo (-37,0%).
O rendimento médio por quarto disponível (RevPAR) situou-se em 48,7 euros (-2,1%) e o rendimento médio por quarto ocupado (ADR) atingiu 96,5 euros (-0,1%).
Segundo adiante o INE, “Importa assinalar que os resultados de Março foram influenciados pela estrutura móvel do calendário, ou seja, pelo efeito dos períodos de férias associados ao Carnaval e à Pascoa. O período do Carnaval, que este ano ocorreu em Março, concentrou-se em Fevereiro no ano passado. O período da Páscoa ocorreu este ano em Abril, enquanto no ano anterior se concentrou, essencialmente, em Março”. É, pois, ainda cedo para tirar conclusões sobre o fluxo de turistas internos e externos em 2025...