
Imagem Mamma Group
Mamma Group constrói o maior hotel em madeira da Europa junto ao aeroporto de Viena
A Mamma Group está a concluir, junto ao aeroporto de Viena, aquele que será o maior hotel construído em madeira do mundo. O projecto — Vienna House Easy by Wyndham — conta com 510 quartos e destaca-se pelo seu foco em sustentabilidade, sendo candidato à certificação ouro do sistema alemão DGNB. A construção do edifício, feita com elementos de madeira pré-fabricados, deverá estar concluída em apenas 14 meses, incluindo mobiliário e equipamentos.
Segundo refere Herbert Pinzolits, fundador e CEO da promotora Mamma Group à publicação especializada “Hospitality Investor”, a ideia surgiu após o aeroporto de Viena abrir, em 2018, um concurso para um novo hotel — o terceiro nas suas instalações, depois do NH (1990) e do Moxy (2017). O objectivo era colmatar a reduzida oferta hoteleira face ao crescente tráfego aéreo. Desde então, o número de passageiros cresceu cerca de um terço, ultrapassando os 32 milhões em 2024, enquanto a capacidade hoteleira se manteve inalterada.
A proposta da Mamma Group venceu o concurso em 2019 com um conceito centrado na sustentabilidade. Inicialmente, o projecto seria desenvolvido com a marca Greet (Accor), mas a assinatura do contrato foi cancelada devido à pandemia. Após retomar as negociações dois anos depois, a promotora escolheu a HR Group e a Wyndham Hotels & Resorts como parceiros, pelo valor do contrato de arrendamento e pela possibilidade de inaugurar a marca Vienna House na capital austríaca.
Pinzolits admite que 2020 e 2021 foram anos críticos, com os aeroportos e hotéis praticamente paralisados. Só em 2022 o interesse regressou, permitindo reunir cinco propostas de operadores. No entanto, o contexto económico pós-pandemia, agravado pela guerra na Ucrânia, trouxe novos desafios, como o aumento dos custos de construção, subida das taxas de juro e desvalorização dos activos. Apesar das dificuldades, a empresa assegurou financiamento em 2023, ainda que com maior injecção de capital próprio e custos financeiros mais elevados.
O responsável do Mamma Group sublinha que o uso da madeira, uma estreia para a empresa, revelou-se uma decisão acertada em termos de custo, precisão e rapidez: após a conclusão do piso térreo, foram necessários apenas quatro meses para erguer mais cinco andares e instalar 510 quartos com janelas e casas de banho.
A entrega do hotel, já totalmente equipado, está prevista para 17 de Novembro de 2025. Caberá à REVO (ex-HR Group) decidir se abre ainda antes do Natal ou apenas em janeiro.
O Mamma Group é um promotor imobiliário vienense especializado em projectos comerciais e hoteleiros com foco na sustentabilidade, a operar desde 2011 na Áustria e Alemanha.
O portefólio existente da Mamma Group inclui seis unidades hoteleiras com mais de 1.100 quartos em operação nos dois países, com especial ênfase em novos desenvolvimentos com elevado nível de inovação e eficiência energética.
A sua parceira operacional neste projecto no aeroporto de Viena - a Wyndham Hotels & Resorts - recorde-se, firmou um acordo exclusivo com a Soliteight para lançar a marca Super 8® by Wyndham em Espanha e Portugal, prevendo a abertura de 40 hotéis na próxima década na Península Ibérica, com foco no segmento económico da hotelaria.