Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Actualidade
Lisboa recebe o primeiro hotel-museu de arte contemporânea de cinco estrelas da Europa

 

Lisboa recebe o primeiro hotel-museu de arte contemporânea de cinco estrelas da Europa

10 de novembro de 2025

O MACAM Hotel abriu oficialmente em Lisboa, afirmando-se como o primeiro hotel híbrido de cinco estrelas e museu de arte contemporânea da Europa. Integrado no Museu de Arte Contemporânea Armando Martins (MACAM), instalado no restaurado Palácio dos Condes da Ribeira Grande, em Alcântara-Belém, o projecto combina alojamento, gastronomia e criação artística num espaço de 13 mil metros quadrados.





Projetado pelo atelier MetroUrbe, o edifício conjuga património histórico e arquitectura contemporânea, com destaque para a fachada em azulejos tridimensionais da artista Maria Ana Vasco Costa. O restauro do palácio valeu ao MACAM o Prémio Gulbenkian Património 2025 — Maria Tereza e Vasco Vilalva.
Fundado pelo empresário Armando Martins, o museu expõe mais de 600 obras de arte moderna e contemporânea, incluindo nomes como Paula Rego, Amadeo de Souza-Cardoso, Vieira da Silva, Helena Almeida, Julião Sarmento, Marina Abramović e Olafur Eliasson.




Dirigido por Vera Cordeiro, o MACAM Hotel oferece 64 quartos e suites distribuídos entre o palácio e uma ala moderna, com interiores assinados por Andrez&Andrez e iluminação da Lightware. Todos os hóspedes têm acesso às galerias do museu, à biblioteca D. João da Câmara, ao rooftop bar com piscina e vista sobre o Tejo, e a um ginásio totalmente equipado.
A vertente gastronómica é assegurada pelo restaurante Contemporâneo — Food&Wine, liderado pelo chef Tiago Valente e pela chef pasteleira Lara Figueiredo, que reinterpretam a cozinha portuguesa com ingredientes sazonais e produtos da horta do próprio museu. O complexo inclui ainda o MACAM Café, mais informal, e o bar-sala de espectáculos àCapela — Live Arts & Bar, instalado na antiga capela do palácio, que acolhe concertos e performances.




Sob a direcção artística de Adelaide Ginga, o MACAM reforça-se como novo polo cultural da capital, articulando arte, arquitectura e hospitalidade de luxo num conceito inédito em Portugal e no panorama europeu.


Fotografias: ©️Fernando Guerra I FG+SG. Cortesia de Hotel/MACAM - Museu de Arte