
S. João da Madeira - Foto Patricealmeida em Wikimedia
São João da Madeira abre balcão BUPi
O Município de São João da Madeira inaugura hoje o balcão BUPi — Balcão Único do Prédio. A disponibilização deste serviço resulta da assinatura, a 05 de Maio de 2025, do acordo de colaboração interinstitucional entre a Estrutura de Missão para a Expansão do Sistema de Informação Cadastral Simplificado (eBUPi), o Município de São João da Madeira e o Instituto dos Registos e Notariado, I.P. (IRN).
Após um trabalho preparatório iniciado em Maio, será agora possível aos proprietários de prédios rústicos e mistos realizar a Representação Gráfica Georreferenciada (RGG) no balcão BUPi de São João da Madeira, processo que localiza e identifica os limites dos terrenos, assegurando a respectiva conformidade legal.
Blandina Soares, Coordenadora da eBUPi, sublinha que a adesão e a abertura do balcão BUPi de São João da Madeira "reforça a expansão do BUPi a todo o território nacional e a missão da eBUPi de melhorar o conhecimento do território para uma gestão e protecção mais eficazes". De acordo com a coordenação, a informação geográfica - consolidada numa plataforma única - tem vindo a ganhar consistência e relevância, visando contribuir para a prevenção de catástrofes, em especial os incêndios.
O município de São João da Madeira irá mobilizar dois Técnicos Habilitados para o balcão BUPi. Com esta abertura, passam a ser 158 os municípios aderentes com balcões BUPi, abrangendo todos os previstos em Portugal Continental.













