CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Opinião

John Neto Valente, Diretor da RE Capital em Portugal

Imobiliário com propósito: Combater a solidão dos idosos através do envolvimento da comunidade

11 de abril de 2023

Como responsável pela RE Capital em Portugal, estou profundamente comprometido e apaixonado pela nossa iniciativa de combater a solidão entre os idosos através dos nossos estúdios comunitários em Lisboa. A questão da solidão e do isolamento social entre os idosos não é apenas um problema, mas uma crise social que exige a nossa atenção e medidas especiais, sobretudo num país como Portugal.

À medida que assistimos às mudanças no mundo e nas estruturas familiares, é mais importante do que nunca criar espaços seguros e acolhedores que funcionem como polo de reunião e envolvimento da população envelhecida. Muitos idosos vivem situações de solidão e isolamento e esta é uma realidade que não podemos ignorar.

A iniciativa levada a cabo pela RE Capital pretende combater a solidão e isolamento social dos idosos através da criação de um espaço seguro e acolhedor onde se podem reunir, participar em atividades e interagir uns com os outros. Para além disso, ao promover a aprendizagem e compreensão intergeracional, estamos a quebrar barreiras entre jovens e idosos e a promover uma sociedade mais inclusiva, abrangente e solidária.

Tivemos a oportunidade de colaborar com a talentosa artista plástica, Pitanga,  para dar a conhecer o mundo do graffiti à população sénior.

Mas o nosso trabalho não se resume ao espaço físico e envolvimento da comunidade. É sobre algo muito mais profundo e emocional. Trata-se de reconhecer o valor e a importância de nossa população idosa e o seu relevante contributo para a sociedade. Trata-se de criar uma cultura solidária e de inclusão que valorize e apoie todos os membros da nossa comunidade, independentemente da sua idade.

Como responsável pela RE Capital em Portugal, estou empenhado em continuar os nossos esforços para a criação de uma sociedade mais dinâmica, coesa e solidária. Ao investir em iniciativas como os nossos estúdios comunitários e ao trabalhar para quebrar as barreiras entre jovens e idosos, podemos construir um futuro e uma sociedade melhor para todos.

A solidão e o isolamento social entre os idosos são questões sociais prementes que exigem a nossa atenção e ação imediata. À medida que a estrutura familiar se altera e o mundo evolui, cabe-nos a nós, como líderes, criar uma sociedade mais inclusiva e solidária que valorize e apoie a nossa população idosa. Através dos nossos estúdios comunitários em Lisboa, pretendemos ter um impacto poderoso e emocional que beneficie toda a comunidade.

John Neto Valente

Diretor da RE Capital em Portugal

*Texto escrito com novo Acordo Ortográfico