CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Actualidade

Boeing Dreamliner da frota Air Europa

Ibéria compra Air Europa

23 de fevereiro de 2023

Finalmente parecem ter chegado ao fim as longas conversações entre o Grupo IAG - International Airlines Group (IAG), holding proprietária das companhias de aviação Iberia, British Airways e Aer Lingus - e a família Hidalgo, detentora de 80% do capital da companhia espanhola Air Europa.

eSegundo foi hoje anunciado pela imprensa de Espanha, “A direcção da Iberia e a família Hidalgo assinaram um acordo de transferência da Air Europa para a companhia aérea do grupo IAG”.  A IAG irá pagar 400 milhões de euros pelos 80% que não controla; os 20% restantes já lhe pertenciam desde 16 de Agosto do ano passado, quando a IAG converteu um empréstimo de 100 milhões à Globalia, a holding da família Hidalgoi, numa participação de 20% na Air Europa.


Foto Air Europa


O acordo agora firmado terá que ser aprovado pelas autoridades da concorrência, quer de Espanha quer da União Europeia. Logo que isso aconteça, a Globália receberá os primeiros 200 milhões de euros,  sendo metade transferidos em acções ordinárias da IAG  e a outra metade em dinheiro. Os outros 200 milhões serão pagos nos dois anos subsquentes.

Recorde-se que o início das negociações entre a IAG e a Globalia remontam já ao ano de 2019, altura em que o valor da transacção ascendia a 1000 milhões de euros. A Covid e a crise no sector da aviação civil encarregar-se-ia de baixar esse valor para metade.

Segundo refere há momentos o “Cinco Dias”, “a adição de ambas as companhias aéreas reforça o hub Madrid-Barajas e permite à Iberia evitar sobreposições com a Air Europa, que foi procurada pela Air France, nas rotas que ambas operam para a América. Esta é a única forma de começar a olhar para o mercado asiático com maiores possibilidades”. Com esta aquisição poderá estar afastado o eventual interesse do Grupo IAG na privatização da TAP.