IHRU divulga vencedores do Prémio Nuno Teotónio Pereira
O Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) realiza na segunda-feira, dia 30 de Janeiro, pelas 17 horas, no Museu da Electricidade, em Lisboa, a cerimónia de entrega do Prémio Nuno Teotónio Pereira.
A distrinção, representa o prémio de prestígio mais antigo no sector da habitação, resultando da redenominação do anterior Prémio IHRU, criado em 2008 por fusão dos Prémios RECRIA e INH, este último existente desde 1989.
À cerimónia estarão presentes a da Secretária de Estado da Habitação, Fernanda Rodrigues, e a a Presidente do IHRU, Isabel Dias.
O Prémio visa distinguir as candidaturas que constituem acções de reabilitação urbana exemplares, bem como as investigações que contribuem para o desenvolvimento do sector.
A partir de 2016, o Prémio IHRU passou a designar-se Prémio Nuno Teotónio Pereira em homenagem ao Arquitecto, falecido em Janeiro desse ano, que se evidenciou como uma das mais marcantes personalidades da arquitectura nacional, com uma longa carreira em que a mestria da obra arquitectónica e científica produzida no domínio da habitação, incluindo a habitação social, lhe mereceram o reconhecimento da sociedade e a atribuição de vários prémios de arquitectura.
Os seus vários trabalhos de produção científica nesse domínio e em torno da reabilitação urbana constituem uma referência incontornável, com destaque para a obra escrita em 1998 sobre a reabilitação nos bairros históricos de Lisboa.