CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Arquitectura

 

IHRU abre concursos de concepção para três projectos residenciais em Lisboa

9 de setembro de 2022

Quinta das Conchinhas - Chelas - foto IHRU

“Dando continuidade à estratégia estabelecida para dar resposta às famílias que não têm capacidade de aceder a uma habitação no mercado livre”, o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU) lançou mais três concursos de concepção, de âmbito internacional, para a selecção das equipas projetistas para o desenvolvimento dos projectos dos empreendimentos Quinta da Baldaya (Freguesia de Benfica), Quinta das Conchinhas (Marvila) e Rua do Beato, todos em Lisboa. No seu conjunto, estas operações representam um total de 456 habitações.

Os concursos contam com a assessoria da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitectos e com o apoio e a colaboração do Município de Lisboa.

As habitações a construir deverão cumprir o disposto no regime de Habitação a Custos Controlados (HCC) e serão, na sua totalidade, destinadas a arrendamento no âmbito do Programa de Arrendamento Acessível (PAA).


Quinta da Baldaya em Benfica - foto IHRU


Quinta da Baldaya

O conjunto habitacional insere-se nos terrenos da antiga Quinta da Baldaya, onde funcionou o Laboratório Nacional de Investigação Veterinária (LNIV), em Benfica.

A intervenção prevê um total de 265 fogos e 6.584 m2 de comércio e serviços, a que corresponderá uma superfície total de construção de 32.920 m2.

Os trabalhos deverão ser entregues até às 17:00 do dia 30 de novembro de 2022.


Quinta das Conchinhas - Chelas - foto IHRU


Quinta das Conchinhas

O conjunto habitacional localizado em Chelas, numa área de intervenção com uma superfície de 17.441 m2. 

A intervenção prevê um total de 167 fogos e 4.185,0 m2 para comércio e de serviços, a que corresponde uma superfície total de construção de 20.929 m2.

Os trabalhos deverão ser entregues até às 17:00 do dia 24 de novembro de 2022.


Rua do Beato - foto IHRU


Rua do Beato

Conjunto habitacional na Rua do Beato localizado na freguesia do Beato, entre a rua com o mesmo nome e a Avenida Infante D. Henrique.

O imóvel tem uma área de 3.500 m2, onde serão construídos edifícios com um máximo de 3 pisos acima da cota de soleira, a que acrescerão pisos enterrados para estacionamento e arrecadações. Pretende-se que projecto a desenvolver preserve, ainda que parcialmente, parte das paredes dos armazéns aqui existentes.

A intervenção prevê um total de 24 fogos e 200 m2 de comércio, a que corresponderá uma área bruta de construção acima do solo de 4.200 m2.

Os trabalhos deverão ser entregues até às 17:00 do dia 31 de Outubro de 2022.

Desde 2020, o IHRU lançou 23 concursos de concepção, a que correspondem um total de 2.478 habitações.