CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
Turismo

 

IHG Hotels & Resorts adquire Ruby

19 de fevereiro de 2025

O InterContinental Hotels Group PLC (IHG) adquiriu da Ruby SARL a marca Ruby™ e a propriedade intelectual relacionada por um valor inicial de 110,5 milhões de euros, a propriedade intelectual relacionada consiste num pagamento inicial de 109,9 milhões de euros que foi pago na conclusão da transacção e num pagamento diferido fixo de 0,6 milhões de euros a pagar quando aproximadamente metade dos hotéis se juntarem ao sistema da IHG. A Ruby é uma marca lifestyle urbana premium para viajantes modernos, com presença em destinos urbanos. Oferece aos proprietários de hotéis designs que optimizam o espaço e um conceito atractivo e flexível, com o qual a IHG prevê uma rápida expansão global.

Fundada em 2013, a marca Ruby opera actualmente 20 hotéis (3483 quartos) em grandes cidades por toda a Europa e tem mais 10 hotéis em desenvolvimento (2235 quartos). Existem nove hotéis abertos na Alemanha (em Colónia, Dusseldorf, Frankfurt, Hamburgo, Munique e Estugarda), três no Reino Unido em Londres, três na Áustria (Viena), dois na Suíça (Genebra e Zurique) e um em cada um dos seguintes países: Itália, Irlanda e Países Baixos. Os hotéis em desenvolvimento deverão abrir nos próximos três anos em mais cidades europeias, incluindo Edimburgo, Marselha, Roma e Estocolmo.

Os hotéis Ruby oferecem um ambiente elegante e descontraído, com um design que conta a história e celebra o espírito único de cada cidade. A abordagem "Luxo Essencial" da marca inclui quartos confortáveis com camas e duches de alta qualidade, bares com cocktails exclusivos abertos 24 horas por dia, sete dias por semana, tudo isto no coração das cidades mais procuradas.

Como 20ª marca, a Ruby, vem alargar o portefólio da IHG, atraindo viajantes modernos com um estilo de vida dinâmico, e oferece aos proprietários de hotéis um conceito de hotel premium económico e altamente adaptável, num segmento da indústria caraterizado por elevadas barreiras à entrada e restrições de espaço, frequentemente designado na indústria como "micro urbano". A eficiência para os proprietários é alcançada através de designs que poupam espaço e um elevado grau de padronização e automatização operacional, incluindo quiosques de self-service para check-in rápido.

A Ruby já está bem estabelecida na Europa e provou ser um sucesso tanto em novas construções como em conversões, incluindo a reutilização adaptativa numa variedade de tipos de propriedades comerciais, com várias conversões de escritórios bem-sucedidas. Reflectindo este sucesso, a marca Ruby alcançou uma taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 26% nos últimos cinco anos. O vendedor da marca prevê um crescimento substancial do seu portefólio de hotéis da marca Ruby, e a IHG espera expandir a marca com outros proprietários de hotéis na Europa e globalmente. Isto reforça o histórico comprovado da IHG na internacionalização bem-sucedida de marcas desenvolvidas organicamente e adquiridas. A IHG prevê que a marca Ruby esteja pronta para desenvolvimento nos EUA até ao final do ano.

IHG espera que o subsegmento micro urbano continue a experienciar uma forte procura por parte de viajantes em todo o mundo

A união de forças com a IHG permite que os hotéis Ruby se baseiem numa plataforma empresarial de sistemas de distribuição e tecnologia, bem como num dos maiores e mais poderosos programas de fidelização de hotéis do mundo, o IHG One Rewards. A IHG espera que o subsegmento micro urbano continue a experienciar uma forte procura por parte de viajantes em todo o mundo, e isso, por sua vez, apoiaria o crescimento contínuo da oferta de quartos a taxas mais elevadas do que a indústria hoteleira global. A IHG tem como objectivo que a marca Ruby cresça para mais de 120 hotéis nos próximos 10 anos e acelere para mais de 250 ao longo de 20 anos entre proprietários globalmente.

Como parte do acordo de master franchise e desenvolvimento com a Ruby, as taxas de franchise iniciais a receber pela IHG dos actuais 20 hotéis abertos e dos actuais 10 hotéis em desenvolvimento (que deverão abrir até ao final de 2027) deverão ser de aproximadamente oito milhões de dólares em 2028, que seria o primeiro ano completo em que todos os 30 hotéis estariam no sistema da IHG.

"Estamos muito satisfeitos com a aquisição da Ruby, que enriquece ainda mais o nosso portefólio com uma oferta entusiasmante, distinta e de alta qualidade para hóspedes e proprietários em destinos urbanos populares. Esta aquisição demonstra o nosso foco em construir a nossa presença em segmentos grandes e atrativos da indústria e em usar a nossa experiência na integração e crescimento de marcas e portefólios de hotéis. O espaço micro urbano é um modelo franchise-friendly com economia atrativa para o proprietário, e vemos excelentes oportunidades não só para expandir a forte base europeia da Ruby, mas também para levar rapidamente esta marca entusiasmante para as Américas e para a Ásia, como fizemos com sucesso com aquisições de marcas anteriores", refere Elie Maalouf, Diretor Executivo da IHG Hotels & Resorts.

Michael Struck, Foundador e Diretor Executivo de The Ruby Group, acrescentou: "Seleccionámos cuidadosamente a IHG como a parceira certa para levar a marca Ruby e a nossa expansão internacional para o próximo nível. A potência de distribuição da IHG, o facto de a Ruby complementar perfeitamente o portefólio da IHG e o seu histórico comprovado de preservar com sucesso a identidade e a cultura ao integrar marcas dá-nos grande confiança ao embarcarmos neste próximo capítulo juntos. Combinar o alcance global e os recursos da IHG com as vantagens de eficiência do nosso modelo operacional e de construção irá gerar retornos superiores para os nossos investidores e parceiros imobiliários. Além disso, o timing não poderia ser melhor. As nossas soluções únicas para a reutilização adaptativa eficiente de espaços de escritórios têm uma grande procura, posicionando-nos para um forte crescimento".