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Hotelaria cresce no 1.º trimestre impulsionada pelo mercado interno

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Hotelaria cresce no 1.º trimestre impulsionada pelo mercado interno

9 de julho de 2025

A hotelaria nacional registou 5,6 milhões de hóspedes no primeiro trimestre, mais 2% face a 2024, e 13,4 milhões de dormidas, menos 0,5%, segundo a Associação da Hotelaria de Portugal (AHP).

De acordo com o AHP Hotel Snapshot, hoje divulgado, os proveitos totais ascenderam a 956 milhões de euros, mais 5% do que no mesmo período do ano anterior. O desempenho foi influenciado pelo calendário da Páscoa, que em 2025 ocorreu em Abril.

O mercado interno foi o principal motor do crescimento, com subidas de 5% no número de hóspedes residentes e de 3% nas dormidas. Entre os não residentes, o número de hóspedes manteve-se praticamente estável (mais 0,2%), mas as dormidas recuaram 2%.

As regiões da Península de Setúbal e dos Açores destacaram-se, com crescimentos de 10% em hóspedes e 7% em dormidas. A Madeira liderou nos indicadores de rentabilidade, com uma taxa de ocupação de 71% (mais 3 pontos percentuais), tarifa média de quarto (ARR) de 103 euros (mais 16%) e receita por quarto disponível (RevPAR) de 73 euros (mais 21%).



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Mercados emissores

Entre os principais mercados emissores, os EUA mantiveram uma evolução positiva (mais 2% em hóspedes e 1% em dormidas), enquanto a Polónia registou o maior crescimento percentual (mais 26% em ambos os indicadores), embora com peso ainda reduzido. Espanha, Reino Unido e França registaram quebras, atribuídas ao efeito calendário.

No trimestre em análise, os aeroportos nacionais movimentaram 13,7 milhões de passageiros (mais 2%). Duas novas rotas – Funchal/Amesterdão (EasyJet) e Lisboa/Varsóvia (LOT Polish Airlines) - tiveram impacto positivo no fluxo turístico.

Segundo o Banco de Portugal, o turismo representou 13% das exportações de bens e serviços no trimestre, com receitas de 4,9 mil milhões de euros (mais 4%). O Reino Unido manteve-se como principal mercado emissor, seguido da Alemanha (mais 4%) e dos EUA (mais 8%).

A AHP estima a abertura ou reabertura de 47 empreendimentos de turismo em espaço rural e de habitação, 11 hotéis, três parques de campismo e/ou caravanismo e um hotel-apartamento.

A vice-presidente executiva da AHP, Cristina Siza Vieira, destaca que “foi o mercado interno a impulsionar o sector hoteleiro”, alertando que “as estadias mais curtas dos residentes não compensam totalmente o volume perdido nas dormidas dos mercados internacionais”.

Os dados de Abril e Maio confirmam a tendência de crescimento da procura interna, o que “convida à reflexão”, acrescenta a responsável.

A dirigente da AHP destaca ainda que o comportamento dos mercados internacionais, no primeiro trimestre, e nos meses referidos acima onde se registou novamente um crescimento homólogo, “é também sinal de vitalidade e, sem surpresas, que o posicionamento de Portugal nos mercados emissores não é uniforme, nem estático”.

Lusa/DI



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