Valor das casas continua a subir em Portugal
O valor das casas em Portugal registou um aumento de seis euros por metro quadrado no primeiro mês deste ano, em relação ao último de 2016. Segundo informação divulgada hoje pelo Instituto Nacional de Estatística - INE, o valor médio de avaliação bancária para o total do país fixou-se em 1106 euros/m2 em janeiro, registando um aumento de seis euros/m2 face ao valor observado no mês anterior (variação de 0,5%).
Já a variação homóloga passou de 4,8% em Dezembro para 5,6% no mês seguinte.
Ainda segundo o relatório, apenas nas Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores se registaram decréscimos em relação ao mês anterior. A Área Metropolitana de Lisboa (variação de 0,8% e valor de avaliação de 1341 euros/m2 ) foi a que mais contribuiu para o acréscimo mensal observado no total do país.
Nos apartamentos o valor médio de avaliação fixou-se em 1149 euros/m2 em Janeiro, superior em 0,5% ao valor observado em Dezembro.
Em relação às moradias, o valor médio de avaliação bancária para o total do país, situou-se em 1034 euros/m2 no primeiro mês de 2017, valor superior em oito euros/m2 ao observado em Dezembro 2016 (variação de 0,8%).