
Queda de preços e ‘Golden Visa’ incentivam a compra
O mercado de compra e venda de habitação está a dar os primeiros sinais de estabilização. Segundo o Portuguese Housing Market Survey (PHMS) - inquérito mensal realizado em parceria entre a Ci - Confidencial Imobiliário e o RICS - de Março de 2013 este mercado poderá se encontrar num ponto de viragem. Apesar disso os preços continuam a cair devido à fraca procura e o arrendamento mantém-se firme. Neste segmento os preços também estão em queda.
Segundo Ricardo Guimarães, director da Ci, a maioria do mercado está ainda a sofrer as consequências da crise. No entanto, um número crescente de agentes tem vindo a registar um aumento da procura por parte de investidores externos. “Esta procura tem sido impulsionada pelo facto dos imóveis poderem ser adquiridos a desconto e, também, devido aos benefícios dados pelo Governo a compradores não residentes no país, como é o caso dos ‘Golden Visa’”, explica o responsável.
Também para Josh Miller, economista Sénior do RICS, os resultados de Março apontam para os primeiros sinais de estabilização no mercado de compra e venda. “Porém, nesta fase, é ainda imprudente afirmar que o mercado se encontra definitivamente num ponto de viragem. O cenário económico permanece, no geral, bastante fraco, com a taxa de desemprego nos 17,5%. Existe, no entanto, alguma evidência de que os potenciais compradores começam a apreciar os preços das casas”, admite.
Regiões do Porto e Algarve subiram na procura para compra de casa
Pela primeira vez desde que este inquérito é realizado (Setembro de 2010), as instruções de compra aumentaram, uma melhoria verificada em duas das três regiões analisadas, nomeadamente Porto e Algarve. Além disso, os contratos promessa apresentaram também alguma estabilização em todas as regiões. Contudo, de acordo com o PHMS, estes dados devem ser analisados com alguma cautela, já que os preços continuam a cair e o índice nacional de confiança – uma medida composta baseada nos preços e expectativas relativas a vendas – manteve-se negativo (nos -31 pontos), ainda que este tenha sido o melhor resultado dos últimos dois anos.
Rendas no arrendamento descem
Também o estudo revela que o mercado de arrendamento continua a exibir uma actividade consistente, com a procura a manter-se firme e as transacções em percurso ascendente, ainda que, em ambos, os caso, a nota tenha sido de desaceleração. No mercado de arrendamento as rendas têm caído e as expectativas em relação às rendas mostram-se bastante negativas, o que pode reflectir quer um excesso de oferta quer as limitações crescentes nos rendimentos disponíveis das famílias.