Preço de venda das casas em Portugal com aumento de 4,5% no 2º trimestre
O preço de venda das casas em Portugal Continental aumentou 4,5% no 2º trimestre de 2021 face ao trimestre anterior e 4,8% em relação ao mesmo período do ano passado.
De acordo com os mais recentes resultados do Índice de Preços Residenciais da Confidencial Imobiliário, esta valorização trimestral acelera consideravelmente face ao ritmo observado no 1º trimestre, quando os preços cresceram 1,2% relativamente ao trimestre prévio.
Ao longo de 2020, as variações trimestrais não foram além dos 3,4%, tendo entrado mesmo em terreno negativo no 3º trimestre, com uma quebra de 2,1%. Em termos homólogos, tal como já referido, o 2º trimestre de 2021 apresenta uma valorização de 4,8%, igualmente assinalando uma recuperação no ritmo de crescimento face ao padrão do mercado no 1º trimestre. Nesse período inicial do ano, a valorização homóloga estava em 2,6%.
Em termos mensais, o preço das casas revelou um aumento de 1,1% em Junho, subida que desacelera face à variação mensal de 2,5% observada em Maio.
O preço médio de venda das casas em Portugal atingiu os 1.753 euros/m² no 2º trimestre de 2021, observando-se um tempo médio de venda da habitação de 6 meses, conforme os dados SIR-Sistema de Informação Residencial.