Porto: Câmara vai apresentar nova Estratégia Local de Habitação
A Câmara do Porto vai apresentar a nova Estratégia Local de Habitação na quarta-feira, em reunião do executivo municipal, onde também vai ser discutido o novo Regulamento do Alojamento Local (AL). A informação foi avançada pelo presidente da autarquia, Rui Moreira.
Na sessão da Assembleia Municipal de 28 de Maio, o presidente da autarquia assegurava que a Estratégia Local de habitação iria incluir "naturalmente as ilhas", explicando que o grupo de trabalho, do qual faz parte o investigador da Faculdade de Arquitectura Aitor Varea Oro, estava a fazer um levantamento exaustivo, não só urbanístico, mas também social das ilhas existentes.
"O investigador está a acompanhar também os proprietários no sentido de perceber até que ponto se consegue casar as duas necessidades, ou seja, aquilo que é a procura com aquilo que é possibilidade oferta", explicou o independente em resposta às questões levantadas, à data, pela deputada do Bloco de Esquerda Susana Constante Pereira.
As ilhas do Porto são uma solução urbanística que surgiu no século XIX para dar resposta à industrialização da cidade.
Actualmente existem perto de 1.000 ilhas disseminadas por toda a cidade, com maior incidência nas freguesias de Campanhã e Bonfim, onde vivem cerca de 10.400 pessoas, o correspondente a cerca de 5% dos moradores da cidade.
Lusa/DI