


Imobiliário de natureza na Costa Alentejana
A Costa Alentejana é cada vez mais um refúgio perfeito para muitos portugueses e estrangeiros. As praias de areia dourada, as dunas e uma vegetação mediterrânica transformam esta região num refúgio perfeito dos amantes da praia e da natureza. É com a vontade de explorar melhor esta costa que vão surgindo alguns projectos imobiliários.
É o caso das Casas de São Francisco, um projecto que é composto por 33 moradias, inspiradas na arquitectura tradicional do Alentejo, localizadas na pequena e típica aldeia de S. Francisco da Serra, perto de Santiago do Cacém, e a apenas uma hora de Lisboa. As Casas de São Francisco, é um projecto promovido pelaESPART, do Grupo Espírito Santo, e são destinadas sobretudo para uma segunda residência. O condomínio tem já cerca de 40 por cento das casas vendidas, com preços a partir dos 200 mil euros.
O empreendimento situa-se no cruzamento entre a Serra de Grândola e as praias de Melides e Santo André, estão em condomínio fechado e a sua grande atracção é precisamente a localização em plena Costa Alentejana, que se apresenta como o refúgio ideal para momentos tranquilos e em contacto com a natureza. “AsCasas de São Francisco são o espaço ideal para viver períodos de férias, em harmonia com a Natureza envolvente”, revela Aniceto Viegas, administrador daESPART.
Os arquitectos João Rei e João Gonçalves assinaram o projecto
João Rei e João Gonçalves da Cunha foram os arquitectos responsáveis pelo projecto, onde se destacam o conforto e funcionalidade das moradias em banda, compostas por dois andares e um sótão que pode ser adaptado à medida do que os proprietários quiserem. Destaque para os exteriores e a utilização de azulejos artesanais da Cativa (empresa da região) na cozinha e tijoleira porcelânica tipo “dominó” no pavimento.
Todas as casas estão ainda equipadas com painéis solares, que contribuem para a sua sustentabilidade, e o isolamento reforçado das moradias garante uma boa climatização natural ao longo de todo o ano.
A casa-modelo foi decorada por Marta Mantero, proprietária da loja Almogador, que escolheu objectos e materiais de linhas simples em harmonia com a arquitectura e espaço envolvente, com toques de modernidade e sofisticação.
Com tipologias que vão do T2 ao T4 e áreas desde os 130 aos 190 m2, cada casa tem uma zona de jardim de utilização privativa, entre 100 e 400 m2, que dá acesso à piscina comum, integrada numa zona de ajardinamento, com uma área total de 11.000 m2.
Produto imobiliário ideal para que gosta da Costa Alentejana
“Este é o produto imobiliário ideal para quem gosta da beleza da Costa Alentejana. A proximidade de algumas das melhores praias do país, a vista para a serra, a qualidade e o conforto das habitações e a facilidade de acesso a partir de Lisboa fazem com que a única preocupação dos proprietários seja apenas descansar e desfrutar da paisagem da melhor forma”, conclui Aniceto Viegas.