Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Euribor sobe a 9 meses e  baixa a seis meses

 

Euribor sobe a 9 meses e baixa a seis meses

28 de agosto de 2017

As taxas Euribor mantiveram hoje os valores de sexta-feira nos prazos de três e 12 meses, caíram a seis meses e subiram a nove meses.

A Euribor a três meses, em valores negativos desde 21 de Abril de 2015, ficou nos -0,329%, mas acima do actual mínimo de sempre, de -0,332%, fixado pela primeira vez em 10 de Abril.

No prazo dos seis meses, a taxa Euribor, a mais utilizada em Portugal nos créditos à habitação e que entrou em terreno negativo pela primeira vez em 6 de Novembro de 2015, caiu dos -0,272% de sexta-feira para -0,273%.

O actual mínimo de sempre do prazo dos seis meses, de -0,274%, foi fixado pela primeira vez em 5 de Julho.

A nove meses, a Euribor subiu de -0,212% para -0,211%, depois de ter sido fixada em valores negativos entre 27 de Novembro e 3 de Dezembro de 2015, e voltando para níveis abaixo de zero em 7 de Janeiro de 2016, nos quais se tem mantido desde então.

No prazo de 12 meses, a taxa Euribor, que desceu para valores abaixo de zero pela primeira vez em 5 de Fevereiro de 2015, manteve-se hoje em -0,159%, na comparação com o comportamento de sexta-feira.

A Euribor a 12 meses está, no entanto, acima do mínimo de sempre, de -0,163%, atingido pela primeira vez em 23 de Junho.

As Euribor são fixadas pela média das taxas às quais um conjunto de 57 bancos da zona euro está disposto a emprestar dinheiro entre si no mercado interbancário.

Lusa/DI