Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Eficiência energética aumenta preço das casas

 

Eficiência energética aumenta preço das casas

27 de outubro de 2016

As casas que apresentem uma classificação energética mais elevada têm um valor de mercado superior. As de classe de tipo A o preço médio de venda é de 2.394 euros/m2. Segundo o SIR - Sistema de Informação Residencial da Confidencial Imobiliária do 1º trimestre de 2016, encontra-se uma correlação positiva entra a eficiência energética e o valor das casas na Área Metropolitana de Lisboa (AML).

As habitações certificadas com classes energéticas mais elevada apresentam preços de venda mais altos. Como já referido, o preço médio para a classificação de tipo A é de 2.394 euros/m2. Os fogos pré-certificados com a classe B apresentam um preço médio de venda de 2.102 euros/m2. Na classe B- o valor situa-se nos 1.666 euros/m2. 

A maioria das casas vendidas na AML, no período em análise, foi de classe energética tipo C (39%), seguindo-se a classe tipo D (27%). Nestes dois tipos de classificação o preço médio de venda variou entre os 1.250 euros/m2 e os 1.375 euros/m2. 

O estudo indica ainda que o efeito da eficiência sobre o preço médio de venda não se faz sentir de igual forma em todos os concelhos da AML, sendo mais notório em Lisboa e Cascais. Nestes dois mercados, as casas pré-certificadas com a classe F apresentaram preços de venda abaixo dos 50% e 70% em relação às casas com a classificação energética de nível A.

Já em Oeiras e no conjunto da Margem Norte essa diferença é menos acentuada, na ordem dos 11 e 17%, já na Magem Sul o valor também é mais diferenciado, na ordem dos 35%.