Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Habitação
Casas valorizam três euros em Abril

 

Casas valorizam três euros em Abril

13 de fevereiro de 2015

Apesar da ligeira valorização em Abril, comparado com o período homólogo verificou-se uma diminuição de 6,9% (idêntica à observada em Março). De acordo com os dados divulgados hoje pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), este aumento é muito ténue e nas Áreas Metropolitanas de Lisboa e do Porto, verificou-se até uma descida, respectivamente, de -0,2% na capital e uma subida ligeira na Invicta com 0,1%.

Zonas Norte e Centro foi as que subiram ligeiramente no valor da avaliação

Segundo os resultados adiantados pelo INE, o valor médio de avaliação bancária, realizada no âmbito da concessão de crédito à habitação, situou-se em 984 euros/m2 em Abril, traduzindo um aumento em cadeia de 0,3% (3 euros/m2) após a forte diminuição de 1,7% (17 euros/m2) registada em Março.

Este acréscimo reflectiu os aumentos observados nas regiões Norte (onde se passou de um valor médio de avaliação de 874 euros/m2 em Março para 880 euros/m2 em Abril) e Centro (variação de 1,7% para um valor médio de avaliação de 828 euros/m2), parcialmente compensados por decréscimos registados nas restantes regiões.

Comparativamente com igual período de 2012, o valor médio de avaliação bancária diminuiu 6,9% em Abril (variação igual no mês anterior). A diminuição do valor médio foi mais intensa nas regiões do Algarve (-10,3%) e Alentejo (-9,2%), onde se observaram valores médios de avaliação de 1183 euros/m2 e de 876 euros/m2 em Abril, respectivamente.

Apartamentos valorizam dois euros

O valor médio de avaliação bancária dos apartamentos registou um aumento de 2 euros/m2, face ao mês anterior, fixando-se em 1014 euros/m2 em Abril. Em Março, o valor médio de avaliação de apartamentos tinha diminuído 18 euros/m2 comparativamente a Fevereiro.

Os aumentos observados nas regiões de Lisboa (0,1% para 1143 euros/m2), do Norte variação de 0,3% para 874 euros/m2), do Centro (846 euros/m2) e Algarve (1169 euros m/2).

Comparativamente com Abril de 2012, o valor médio de avaliação bancária dos apartamentos registou uma diminuição de 6,8%, idêntica à observada no mês anterior.

As regiões do Algarve (menos 118 euros/m2 variação homóloga de -9,2%) e do Alentejo (102 euros/m2 e uma variação de -10,6%) destacaram-se por registar as diminuições homólogas mais acentuadas do respectivo valor médio de avaliação.

O valor médio de avaliação para o total do País, nas tipologias de apartamentos T2 e T3 situou-se, respectivamente, em 1004 euros/m2 e em 975 euros/m2. Comparando com o mês anterior verificou-se um aumento de 6 euros/m2 na tipologia T3 enquanto no T2 o valor médio manteve-se idêntico ao registado no mês anterior em 1004 euros/m2.

Moradias valem mais três euros

O valor médio de avaliação bancária das moradias para o total do País situou-se em 929 euros/m2, em Abril, o que traduziu um aumento de 3 euros/m2 comparativamente com o valor observado em Março (variação de 0,3%). A diminuição do valor de avaliação em Março face a Fevereiro tinha sido de 17 euros/m2.

As regiões do Norte (887 euros/m2) e Centro (807 euros/m2) registaram variações em cadeia positivas (1,0% e 2,5%, respectivamente). O valor médio de avaliação das restantes regiões decresceu entre 1,0%, na Região Autónoma dos Açores, e 9,7%, na Região Autónoma da Madeira, correspondendo a valores médios de avaliação de 913 euros/m2 e 1185 euros/m2, pela mesma ordem.

Em termos homólogos, o valor médio de avaliação das moradias diminuiu 7,5%, o que compara com a variação de -7,6% observada em Março. A diminuição verificada na região de Lisboa (-12,2%) foi determinante na variação global do valor médio de avaliação desta natureza de alojamento.

As moradias de tipologia T3 e T4 registaram em Abril e para o total do País, valores médios de avaliação de 935 euros/m2 e 911 euros/m2 (diminuições face ao mês anterior de 10 euros/m2 e de 1 euro/m2, respectivamente.

11 das 30 regiões analisadas registaram subida na valorização

Por comparação com Março e face à média do País, a análise dos índices do valor médio de avaliação bancária de habitação por regiões mostrou acréscimos em 11 das 30 regiões analisadas, sendo que os maiores se registaram nas regiões da Cova da Beira (5,7%) e do Douro (4,3%). Na Região Autónoma da Madeira observou-se o maior decréscimo do índice (8,3%).

Área Metropolitana de Lisboa desvalorizou mas a do Porto subiu ligeiramente

A Área Metropolitana de Lisboa registou um valor médio de avaliação de 1146 euros/m2 em Abril, do qual resultaram decréscimos de 0,2% face ao mês anterior e de 8,0% em termos homólogos. Na Área Metropolitana do Porto, o valor médio fixou-se em 943 euros/m2 a que correspondeu um acréscimo de 0,1% em termos mensais e uma redução de 4,4% quando comparado com o período homólogo.