Fundos da Arrow Global concluem investimento de 400 milhões no Palmares Ocean Living & Golf em Lagos
A King Street Capital Management, empresa líder global em investimentos alternativos, e a Kronos Homes, investidor e promotor imobiliário espanhol (juntos, a "Joint Venture"), acabam de anunciar a conclusão da venda de Palmares Ocean Living & Golf ("Palmares" ou "o resort") a fundos geridos pela Arrow Global.
A transacção ocorre após seis anos de um extenso trabalho de investimento e desenvolvimento pela King Street e a Kronos Homes, desde que adquiriram o empreendimento, em 2017. Na altura, o resort consistia apenas no campo de golfe e no boutique hotel.
Desde o lançamento de um masterplan cuidadosamente elaborado para o resort em 2019, a Joint Venture desenvolveu um novo Clubhouse, projetado pelos vencedores do Prémio Pritzker, RCR Arquitectes. O Clubhouse ganhou o Prémio Nacional do Imobiliário e tornou-se a casa do restaurante Al Sud, vencedor de uma estrela Michelin.
"É com muito entusiasmo que anunciamos o sucesso da venda de Palmares. Este marco representa o culminar de anos de trabalho árduo e dedicação da nossa equipa e estamos confiantes de que a Arrow Global aproveitará o legado do resort, levando-o a patamares ainda maiores", refere Paul Brennan, Co-CEO da King Street Real Estate, King Street.
A componente imobiliária também progrediu rapidamente sob a gestão da Kronos Homes, com mais de 80 apartamentos desenvolvidos. A primeira fase dos Signature Apartments e das Signature Villas, concebidos pela RCR Arquitectes, esgotou antes do prazo previsto. A segunda fase dos Signature Apartments está em desenvolvimento, com a maioria das unidades já vendidas. Para além disso, 60% do terreno de Palmares destinado a moradias de luxo foi vendido.
"A Kronos Homes posicionou Palmares como um dos empreendimentos de luxo mais emblemático do Algarve. Simultaneamente, estabeleceu um novo padrão de arquitetura de vanguarda. Estamos extremamente orgulhosos por passar este projeto único a um novo investidor, que irá completar o próximo capítulo da história de Palmares", avança Saïd Hejal, Fundador e CEO, Kronos Real Estate Group.
Os activos incluem 200 hectares de terreno, localizados entre o estuário de Alvor e Lagos. Entre os activos-chave está um boutique hotel de 5*, um campo de golfe com 27 buracos, um clubhouse onde se encontra o restaurante AL SUD (estrela Michelin), 40 lotes para construção de villas e 12 lotes para desenvolvimento, nomeadamente para a construção de 310 apartamentos de luxo e um hotel de 5* com 152 quartos.
"Este investimento representa uma progressão significativa na nossa estratégia de Hospitality em Portugal, nomeadamente para a região do Algarve. Estamos muito satisfeitos pelo sucesso do negócio e por acreditarmos que continuamos a contribuir para o crescimento e desenvolvimento da hotelaria e turismo nacionais", explica John Calvão, Principal dos Fundos Arrow Global.
Francisco Moser, CEO de Hospitality da Arrow Global Portugal considera que "O investimento em Palmares Ocean Living & Golf é particularmente significativo, tendo em conta a importância dos sectores da hospitality e do turismo para a economia portuguesa. Estes ativos, reconhecidos a nível nacional, são um acrescento importante ao nosso portefólio e estamos muito entusiasmados com os desenvolvimentos potenciais no futuro".
João Bugalho, CEO da Arrow Global Portugal, afirma que "este investimento complementa os recentes investimentos estratégicos da Arrow em Portugal. Isto inclui o nosso investimento em ativos de relevo em Vilamoura, tais como a Marina de Vilamoura, o centro equestre e de desportos, terrenos, os prestigiantes hotéis Dom Pedro e Hilton, assim como cinco campos de golfe premium. A introdução de voos diretos dos EUA para Faro em 2024 vai contribuir para aumentar a visibilidade da nossa hospitality e de activos de lazer em Portugal, o que corresponde a uma oportunidade primordial para nós".
O processo foi gerido pela Norfin Serviços, uma subsidiária da Arrow Global. Francisco Sottomayor, CEO da Norfin, garante que "Estamos muito satisfeitos por ter participado nesta transacção, um marco significativo no compromisso que a Norfin tem demonstrado no desenvolvimento de novas capacidades em hotelaria e turismo".