
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira 2025
Foi lançada oficialmente a 8.ª edição do Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira (PNAM), que distingue obras realizadas em Portugal com uso relevante da madeira. O arranque decorreu na Ordem dos Arquitectos – Secção Regional Norte, no Porto, com o seminário “Arquitectura em Madeira: Inovação Sustentável”, onde se destacou o papel deste material na construção sustentável e a criação do Conselho da Construção com Madeira e Derivados (CMD).
A edição de 2025 introduz a nova categoria PNAM-E, destinada a estudantes de Arquitectura e Engenharia Civil, com prémios no valor total de 9.000 euros, para projectos sobre o tema “Repensar as formas de habitação”.
Na vertente principal, o vencedor do PNAM receberá 10.000 euros e o troféu desenhado por Álvaro Siza Vieira. O júri será presidido por Paulo Providência e integra arquitectos, académicos e representantes da indústria.
Criado para valorizar a madeira na arquitectura contemporânea, o prémio já distinguiu obras emblemáticas como a Casa do Rio (Francisco Vieira de Campos) e a Casa no Castanheiro (João Mendes Ribeiro) a Remodelação da Sala de Projecto I do Colégio das Artes da Universidade de Coimbra (Paulo Providência).