Logo Diário Imobiliário
CONSTRUÍMOS
NOTÍCIA
JPS Group 2024Porta da Frente
Arquitectura
Estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira

Arquitectura Madeira

Estão abertas as candidaturas ao Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira

15 de maio de 2023

Estão abertas as candidaturas para o Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, o PNAM'23. Até 29 de Junho de 2023 é possível apresentar candidatura à 7ª edição deste prémio de arquitectura nacional.

O PNAM – Prémio Nacional de Arquitectura em Madeira, com periodicidade bienal, tem como objectivo incentivar e promover a fileira florestal portuguesa através da inovação, valorização, circularidade, promoção e utilização da madeira e seus derivados na arquitetura e construção. 
O PNAM destina-se a premiar obras com carácter permanente, realizadas em Portugal, que evidenciem o uso da madeira como material relevante na Arquitetura e que sejam da autoria de Arquitetos inscritos na Ordem dos Arquitectos. 
Desde o seu lançamento que o prémio tem vindo a ganhar cada vez maior prestígio nacional e internacional, recebendo um elevado número de candidaturas e dando visibilidade a obras de relevância como os Passadiços do Paiva, em 2017, o Hotel Casa do Rio, do Arquiteto Francisco Vieira de Campos, na edição de 2019 e a "Casa no Castanheiro" do Arquitecto João Mendes Ribeiro, em 2021. 

Em cada edição é convidado um Júri composto por personalidades do panorama nacional de reconhecido mérito e prestígio nas áreas da Arquitectura, da Engenharia e da Indústria, tendo sido presidido por inúmeras personalidades de renome no mundo da arquitectura em Portugal, nomeadamente o Arq tº  Pedro Bandeira, Gonçalo Byrne, Nuno Sampaio, Francisco Vieira de Campos entre outros. Na edição deste ano, o Júri é presidido pelo arquitecto João Mendes Ribeiro.

JA cerimónia de entrega do prémio é realizada em espaços emblemáticos de diversas cidades de Portugal sempre ligadas à Academia no Ensino da Arquitetura. A edição deste ano, será realizada no mês de setembro na cidade de Matosinhos, que desde a primeira hora apoia o PNAM nomeadamente recebendo todo o apoio da Autarquia e da Universidade do Porto através da Faculdade de Arquitetura. O prémio tem âmbito nacional e como tal conta ainda com a participação no Júri do Departamento de Arquitectura da Universidade Autónoma de Lisboa, representado pela Arqª Inês Lobo. 

A Comissão Organizadora do PNAM é composta por um conjunto de três entidades: AIMMP – Associação das Indústrias de Madeira e Mobiliário de Portugal, Ordem dos Arquitectos e a Confederação Portuguesa da Construção e Imobiliário que, em cada edição, é reforçada por um conjunto de entidades que participam como Patrocinadores, Apoio Institucional e Media Partners, e que permitem a sua realização.  Nesta edição, destacamos a participação do Grupo VICAIMA como Patrocinador de Platina, cujo interesse no uso da madeira na arquitectura de excelência é um drive do posicionamento deste importante grupo nacional. 

O PNAM é acima de tudo um agregador - "Um prémio que une talento e conhecimento em torno da arquitectura em madeira" -  e constitui o reconhecimento da enorme qualidade da arquitectura nacional  aliada à madeira enquanto material construtivo com qualidades excelentes ao nível estrutural, estético e enquadrado no contexto da Economia Circular, sendo uma matéria-prima natural oriunda das nossas florestas e sua indústria, de que a AIMMP é representante a nível nacional e internacional. 

Na edição do PNAM'23 podem candidatar-se obras concluídas entre 1 de aneiro de 2021 e 31 de Dezembro de 2022. As candidaturas podem  ser apresentadas até 29 de Junho de 2023. Todas as informações e documentos de candidatura estão disponíveis no site www.pnam.pt.