Nova vida para uma casa centenária na Senhora da Hora
Em Matosinhos, na Senhora da Hora, duas casas geminadas centenárias, tiveram destinos diferentes. O arquitecto Paulo Moreira transformou uma delas num edifício de serviços.
Segundo o arquitecto, a compartimentação original nem sempre se adaptava aos novos requisitos, mas a ruína apontava para um possível caminho: uma janela de mansarda desabara, trazendo consigo parte do telhado e algumas paredes, quebrando também parcialmente o piso imediatamente abaixo, estatelando-se no piso térreo. Este foi o mote para o projecto: criar um espaço central de pé direito triplo, organizando a disposição espacial nos vários pisos, iluminado por uma clarabóia simples e plana, tal como a ruína havia sugerido. O telhado é totalmente novo, e estendeu-se à casa geminada: tal como originalmente, ambos os telhados formam uma só estrutura.
"Preservou-se o mais possível: portas com vidros esverdeados, portadas de janelas e portas, lambrins, rodapés, balaústres e corrimão da escadaria, rosáceas decorativas dos tectos (recuperadas como um puzzle). No processo de retirada do entulho, encontrou-se uma parede de granito no piso térreo, que se deixou intacta, quase como um elemento escultural", explica Paulo Moreira.
A equipa de arquitectos optou por usar materiais nobres, desde as madeiras de carvalho à pedra com um raro tom esverdeado. "No exterior, repos-se o estado original da casa, retirando-lhe uma marquise na varanda traseira. A intervenção mais 'arriscada' teve a ver com a intenção de anunciar na fachada a presença de um novo espaço central de pé direito alto, através de uma nova porta no piso térreo e da janela de vidro único, agora inalcançável, no primeiro piso. A intervenção incluíu um anexo nas traseiras do terreno: aproveitando-se a esquina de um velho muro em granito, ergueu-se um novo pequeno edifício em betão", salienta o arquitecto.
Ficha Técnica:
Arquitecto: Paulo Moreira
Colaboradores: Amalia Bonsack, Cecilia Mazzeo, Charlotte Pigozzi, Chiara Fiorindo, Giacomo Valzania, Ilaria Marcatelli, Olivia Lillus, Sarah Biffa
Suporte Técnico: Parq Arquitectos
Engenharia: Armanda Santos
Construtora: Manuel Sousa Costa
Localização: Matosinhos, Portugal
Forografias: José Campos
Data: 2015-2016