Imponente e dominante
Quando se olha para este projecto sentimo-nos pequenos porque ele é grandioso e absorve-nos. Localiza-se em Ílhavo e trata-se da ampliação do Museu Marítimo, um projecto do atelier de arquitectura ARX Portugal dos irmãos José Mateus e Nuno Mateus. Um exemplo de como um projecto de arquitectura marca uma ideia, um conceito e uma região.
O novo edifício que se implanta a Noroeste do Museu Marítimo, no lote da antiga Escola Preparatória (limite do tecido urbano com os terrenos agrícolas, futuro território de expansão urbana), convertida em Centro de Inovação e Empreendedorismo.
Segundo a equipa de arquitectos, o edifício constitui simultaneamente um equipamento urbano autónomo que se relaciona com o espaço público, tanto com o existente como com o futuro, expresso no plano de expansão da cidade, assim como um elo de ligação entre o museu e a antiga escola, com os quais conforma um pólo de investigação do bacalhau, na sua vertente histórico-cultural, biológica-expositiva e científica.
“Na articulação destas unidades, o edifício assume-se como um núcleo centrífugo, onde a ideia de espiral estrutura a orgânica do espaço e do sentido de percurso a ele intrínseco”, lê-se na memória descritiva.
Dualidade matérica
Do ponto de vista tectónico, procurou-se soluções que concedessem ao edifício uma ideia de dualidade matérica.
Assim, o volume do piso 0, formalmente mais regular e estático, foi construído em betão armado aparente; a ele sobrepõe-se o volume do piso 1, informal, em estrutura metálica revestida a zinco grafite, sugerindo a sua pele um corpo escamado.
A oposição matérica entre os dois volumes justificou-se com necessidades estruturais de vencimento de grandes vãos e estabelece um diálogo invertido com o sistema tectónico-cromático do museu.
Um edifício que fica gravado na memória visual.
Ficha Técnica
Dono de obra: Câmara Municipal de Ílhavo
Localização: Ílhavo, Aveiro, Portugal
Projecto: 2013
Arquitectura: ARX PORTUGAL, Arquitectos Lda. José Mateus Nuno Mateus
Colaboradores: Ricardo Guerreiro,Fabio Cortês, Ana Fontes, Baptiste Fleury, Luís Marques, Sofia Raposo, Sara Nieto, Héctor Bajo2009
Estruturas: TAL PROJECTO, Projectos, Estudos e Serviços de Engenharia
Instalações e Equipamentos Eléctricos e de Telecomunicações, Segurança Integrada: AT, Serviços de Engenharia Electrotécnica e Electrónica.
Instalações e Equipamentos de Águas e Esgotos: Atelier 964
Instalações e Equipamentos Mecânicos: PEN, Projectos de Engenharia
Fotografia: FG + SG - Fotografia de Arquitectura - Fotografia: Fernando Guerra| Produção Fotográfica: Sérgio Guerra ® copyright